As Conversas à Janela estão integradas no ciclo de reflexão do projeto de criação artística "PLANTA" com a criação e direção de Ana Luena e José Miguel Soares da Malvada Associação Artística.
Fátima Vieira diz-nos que a utopia está à espera de ser imaginada, que é um “não-lugar” porque (ainda) não foi pensado, que é uma página em branco, um conjunto de opções para soluções novas ou diferentes. Utopia está no campo das possibilidades, é um pensamento flexível mas que não quer ser concretizado. Quando isto acontece, deixa de haver o que mais imaginar. Todas as revoluções, conquistas ou descobertas foram utopias, foram coisas imaginadas e sonhadas por alguém que as inscreveu na tal folha em branco. Desta forma, a utopia vai preenchendo folhas que criam relações entre presente e futuro, vai trabalhando conceitos e perspetivas que, sendo complementares, ou mesmo antagónicas, vão criando os vários caminhos possíveis.
FÁTIMA VIEIRA (Porto, 1964) Vice-Reitora da Universidade do Porto, com o pelouro da Cultura, Museus e Editora, e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde leciona desde 1986. Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016, tendo sido galardoada com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies. É coordenadora do Polo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde lidera a linha de investigação Mapping Dreams e integra o projeto ‘Shakespeare and the English Canon: A research and translation Project’, para o qual contribuiu com traduções anotadas de ‘A Tempestade’ (2001) e ‘Como vos Aprouver’ (2007), publicados pela Campo das Letras, encontrando-se agora a preparar a tradução de ‘Júlio César’ para a editora Relógio D’Água. Foi coordenadora de vários projetos financiados pela FCT, entre eles, o Projeto Alimentopia, acolhido conjuntamente pelo CETAPS e pelo ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É Visiting Professor da Universidade de Ferrara, onde leciona num programa doutoral internacional sobre sustentabilidade e bem-estar, e docente no programa doutoral europeu MOVES. Fátima Vieira fez um grande número de conferências em Portugal e no estrangeiro, organizou múltiplos congressos nacionais e internacionais, e organizou e contribuiu para muitos volumes nas suas áreas de estudo.
Todas as quartas-feiras de Junho ficará disponível às 19h a gravação de cada conversa e o respetivo podcats em malvada.art e gerador.eu
1 JUN - Aurora Carapinha - Jardins e espaços públicos
8 JUN - Álvaro Domingues - Paisagens transgénicas
15 JUN - Michiko Okano - ‘Ma’: Espaço comunicativo de eventuais relações
22 JUN - Gisela Casimiro - Abnegação e extrativismo
29 JUN - Fátima Vieira - Pensamento utópico