"Este é um espetáculo de reencontro", é assim que podemos definir Insulto ao Público, o espetáculo de final de curso dos alunos da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema. As aulas de teatro on-line podem ter sido propícias a inventar novos formatos de ensino e de teatro, mas nada substitui o regresso ao trabalho presencial e, sobretudo, ao encontro com o público.
Dando continuidade a uma longa tradição de cooperação com a Escola Superior de Teatro e Cinema, o D. Maria II volta a ser palco de um dos espetáculos dos alunos finalistas, num trabalho que envolve os alunos dos vários ramos do curso: Atores, Design de Cena e Produção. Em Insulto ao Público, os atores dirigem-se ao público, para falar sobre as suas vidas e o que fazem quando não estão a fazer teatro. É possível que recorram ao insulto como forma de exorcizar o mal que tem vindo a pairar sobre si. Uma catarse é isso: uma purificação, produzida através de uma descarga emocional, com vista a ultrapassar uma vivência traumática. O público também é convidado a recorrer ao insulto – para, todos juntos, ultrapassarem o trauma.
Com encenação de Jorge Andrade, a partir do texto de Peter Handke, são Carolina Ferraz, Gabriel Palhais Silva, Inês Silva, Inês Tiago Silva, Jaime Aragão da Rocha, José Marques, Laura Mendonça, Leonor Toscano, Marco Augusto, Marisa Sargaço, Nuno Alexandre Santos, Rodrigo Antunes e Tomás Barroso que dão vida a esta vivência de todos. A cenografia e figurinos fica a cargo das alunas do ramo de design de cena, Irina Falco e Mariá Bombardelli. O design de luz, operação de som e produção executiva é da responsabilidade de Pedro Carranquinha e a produção executiva e direção de cena será gerida por Miguel Mendes, ambos alunos do de ramo produção.
A peça estará em cena até ao dia 31 de julho e pode ser vista às quintas e sábados pelas 19h00, ou aos domingos pelas 16h00.