O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é “o único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental”. Decorre todos os anos, na cidade de Seia, desde 1995, e já ganhou um grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países.
A 28ª edição, irá acontecer do dia 8 a 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde será apresentado ao público “cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional”. Para além disso, serão também realizadas inúmeras atividades como conferências, concertos, workshops, exposições, eco talks, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema.
No CineEco participarão alguns dos mais relevantes realizadores, produtores, ativistas e biólogos que, por sua vez, “irão discutir cinema, ambiente e sustentabilidade”. O objetivo é promover, exibir e premiar obras audiovisuais de ficção, animação, experimentais e documentários, com foco nas questões ambientais, produzidas em qualquer parte do mundo. Deste modo, o Festival procura “valorizar os recursos naturais e culturais e promover o património ambiental e o turismo no território da Serra da Estrela”.
Aos filmes em concurso serão atribuídos os prémios de: “Competição Internacional de Longas-Metragens”; “Competição Internacional de Curtas-Metragens”; “Competição de Séries e Reportagens Televisivas”; “Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa”; “Competição de Curtas-Metragens em Língua Portuguesa”; “Competição Panorama Regional” e, caso o júri assim o entenda, poderão ainda ser atribuídas “Menções Honrosas”.
Acrescenta-se ainda que o CineEco Seia tem procurado cativar novos públicos, “sensibilizando-os para o cinema, para a sua história e para a sua estética”. Entre eles encontram-se milhares de crianças e jovens do concelho e região envolventes, bem como turistas que visitam a Serra da Estrela.
A entrada para o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é livre e apenas alguns eventos necessitam de inscrição. Qualquer informação sobre o mesmo pode ser consultada online.