Na Alta de Lisboa há um talude pintado que se estende por 2600 metros quadrados de área. A obra é a maior da Europa a ser pintada por um único artista e ganhou destaque a nível internacional. Para assinalar a importância deste feito, concretizado pelo artista RAF em 2019, vai ficar patente, a partir deste sábado, dia 4 de março, a exposição REDUX XXIII BY RAF.
A mostra tem como objetivo a divulgação e valorização do trabalho realizado no talude da Alta de Lisboa no panorama da arte urbana. “Será possível apreciar o processo de conceção e criação do Talude, bem como o impacto que tal trabalho teve na comunidade, reabilitando imageticamente esse espaço e atribuindo-lhe um novo valor cultural e artístico”, segundo descrito na nota de imprensa enviada ao Gerador.
“O público terá, também, acesso a uma experiência imersiva no universo criativo do artista, agora no espaço fechado de um White Cube, onde serão apresentadas obras de pintura, escultura e instalação”, segundo a mesma nota.
RAF – acrónimo de Rui Alexandre Ferreira – é um artista com uma longa carreira de sucesso, na qual se destaca, para além do Talude, a participação no concurso Got Talent, no qual foi finalista em 2015 e a criação da instalação “Sinapse” para a Gulbenkian, em 2022.
A inauguração da exposição acontece este sábado, na galeria Liminare, na Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, pelas 15 horas. A exposição pode depois ser visitada de segunda a sexta-feira, entre 6 a 24 de março, das 13h às 17h30.