fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mariana Vieira da Silva no Lugar Comum: “Os donos dos jornais inclinam o jornalismo”

O Lugar Comum é feito de pessoas únicas que nos falam do que importa a todos. Esta semana Tiago Sigorelho entrevista Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência.

Texto de Tiago Sigorelho

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A poucos dias de finalizar o mandato do XXIII governo, a Ministra da Presidência dá uma entrevista ao Gerador onde fala do novo ambiente político, da forma como o seu governo e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa serão recordados no futuro, das implicações do comunicado da PGR, de como os órgãos de comunicação social estão mais inclinados para a direita e até constrói um Lego sobre excedentes orçamentais.

Biografia

Mariana Vieira da Silva nasceu em Lisboa, em 1978.

É Licenciada em Sociologia, pelo ISCTE-IUL, concluiu a parte curricular do doutoramento em Políticas Públicas, no ISCTE, encontrando-se a terminar uma dissertação sobre Políticas de Saúde e de Educação em Portugal.

Exerceu funções como investigadora no CIES-IUL, trabalhando na área das Políticas públicas, Políticas de saúde, Políticas de educação e Políticas de justiça, com diversas publicações nestas áreas. Foi, ainda, formadora do INA e do IPPS-IUL.

Entre 2009 e 2011, foi adjunta do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, tendo anteriormente trabalhado como assessora da Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009.

Fez parte da equipa organizadora do Fórum das Políticas Públicas, no ISCTE, e foi membro do Conselho Consultivo do Descobrir – Programa Gulbenkian para Cultura e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Exerceu no XXI Governo Constitucional as funções de Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019, e de Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, entre fevereiro e outubro de 2019.

Exerceu no XXII Governo Constitucional as funções de Ministra de Estado e da Presidência, desde outubro de 2019.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

29 Maio 2025

Dar uma volta com Manoel Candeias

6 Maio 2025

Dedo Invisível no Indie Lisboa com Rachel Daisy Ellis, produtora de “O Último Azul”

24 Abril 2025

Dar uma volta com Inês Achando

24 Abril 2025

Daniela Salgueiro Maia e Rui Zink: o que é feito dos valores da Revolução?

16 Abril 2025

Afonso Cabral e Francisca Cortesão: transformar uma igreja num estúdio e a importância de criar em conjunto

27 Março 2025

Dar uma volta com Catarina Carvalho Gomes

27 Fevereiro 2025

Dar uma volta com Maria Inês Silva

30 Janeiro 2025

Dar uma volta com Miguel Mateus

26 Dezembro 2024

Dar uma volta com Miguel Azguime

19 Dezembro 2024

José Sá Fernandes: “Fazer aqui uns prédios de luxo não serve para nada”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0