From Chronos to Kairos teve como ponto de partida um workshop desenvolvido por Jez riley French, artista sonoro britânico, que em abril esteve em Aveiro a gravar os sons deste território com os participantes da iniciativa. Os sons captados durante o período de residência de French foram depois remetidos a múltiplos artistas nacionais e internacionais que os transformaram em oito faixas musicais.
O projeto já foi lançado em formato digital e conta com a participação dos artistas @c (Portugal), Coldcut ft. Svetti (Reino Unido/EUA), Felicia Atkinson (França), Joana de Sá (Portugal), Kate Carr (Reino Unido), KMRU (Quénia), Nory Kimijima (Japão) e Piurso (Portugal). “[A escolha dos artistas] teve muito que ver com as geografias de onde eles são provenientes [e] as influências estéticas que têm” sustenta José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e diretor do Teatro Aveirense, em entrevista ao Gerador.
O coordenador e diretor explica que o disco agora publicado surge na sequência do projeto New Chronologies of Sound, lançado em 2021, em plena pandemia. Neste primeiro volume da iniciativa, vários artistas a nível mundial foram convidados a registar e a trabalhar os sons que faziam parte dos seus quotidianos e redondezas. “[Neste segundo volume do projeto], os artistas foram convidados a criar [faixas musicais] a partir de registos da paisagem sonora de Aveiro, cruzando-os com as suas próprias influências, estéticas, origens e com os sítios onde residem e trabalham”, explica José Pina.
O lançamento do projeto, no dia 14 de novembro, no Teatro Aveirense, contou com atuações do grupo @c, composto por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, e de Kate Carr. Na apresentação do disco, Carr admitiu que quando recebeu os sons captados durante o workshop de Jez riley French nunca tinha visitado a capital de distrito. “Não costumo trabalhar com as gravações de outras pessoas e nunca tinha estado em Aveiro, [pelo que] compus uma versão imaginada dos espaços”, explicou a artista do Reino Unido.
Esta versão imaginada do território deu origem à última faixa do disco, intitulada “meeting points (swarms, flows and new constellations)”. Já a segunda faixa do projeto é da autoria da dupla @C, intitulada “Game Time (single time)”. Para Miguel Carvalhais e Pedro Tudela, a paisagem sonora de Aveiro já era conhecida, mas os artistas também não sabiam a origem dos sons que receberam. “Quando selecionámos os sons, não sabíamos o que eram, nem como foram capturados. Pudemos olhar para eles de forma abstrata e desconstruí-los”, explica Miguel Carvalhais.
O projeto foi desenvolvido durante cerca dez meses e insere-se no binómio “Cultura e Tecnologia” da programação Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. “É absolutamente essencial que exista no Teatro Aveirense uma programação online com alguma regularidade. É por este facto que o projeto surge neste último trimestre do ano, que está focado tematicamente na relação da cultura com tecnologia”, sublinha José Pina.
A curadoria do disco foi assumida por Hugo Branco e Raquel Castro, da editora VIC NIC. Durante as próximas semanas, o projeto vai também ser lançado em formato físico.
Podes ouvir o projeto From Chronos to Kairos, ao clicar, aqui.