Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

Gerador é um dos órgãos de comunicação que integra a organização deste evento.

Texto de Sofia Craveiro

Fotografia de Bárbara Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Assumindo-se como um espaço de reflexão, destinado a questionar e debater o papel do jornalismo no mundo contemporâneo, o MediaCon está de volta para a segunda edição. 

Agendado para os dias 10 e 11 de outubro, no Goethe-Institute em Lisboa, este evento conta com debates, conversas, masterclasses, sessões no formato Pecha Kucha e uma feira de meios para pensar em conjunto “o jornalismo que queremos”, frase que serve de mote para esta edição.  

Ao longo dos dois dias de programação, a convenção oferece um espaço para aprofundar temas específicos, como a crítica cultural, o jornalismo transfronteiriço ou a comunicação de ciência. 

O destaque vai para os dois debates magnos, que juntam visões diversificadas e internacionais. 

No dia 10 de outubro às 19h, Marc Engelhardt (CORRECTIV) e Vania Baldi (Itália) juntam-se a Joana Gorjão Henriques (Público) para debater Como a tecnologia abriu palco para os populismos no jornalismo, com moderação de João Ribeiro (Shifter). Este debate foi organizado com o apoio da Fundação Friedrich Ebert em Portugal.

No dia seguinte à mesma hora, o debate Literacia mediática num mundo pós-fact checking conta com Alba Tobella (Verificat), Mariana Ochs (EducaMídia), Marta G. Franco (Laintersección) e Margarida Maneta (Universidade Lusófona, CICANT) e moderação de Carolina Franco (Shifter), numa colaboração com a Europa Criativa Portugal. 

Além destes, as manhãs e tardes dos encontros de jornalismo MediaCon serão preenchidas com masterclasses e conversas em várias áreas, permitindo aprofundar temas fundamentais para o setor.  

No sexta-feira, dia 10 de outubro, às 10h, a MediaCon arranca com uma masterclass de Joana Lobo Antunes sobre Comunicação de ciência: pontes com a academia, dirigida sobretudo a jornalistas e estudantes de jornalismo.  

Às 11h30 tem lugar uma conversa sobre Bolsas de investigação e o apoio ao jornalismo com vários jornalistas que vão identificar os desafios enfrentados por profissionais que atuam tanto dentro como fora das grandes redações e as oportunidades criadas pelas diversas bolsas e financiamentos existentes. 

Às 14h é a vez do jornalista Paulo Pena, membro do coletivo Investigate Europe, partilhar com o público a sua experiência na masterclass Jornalismo Transfronteiriço: como ir mais além?

Às 17h tem lugar a conversa Criadores de conteúdo e o acesso à informação com Joana Guerra Tadeu, Gonçalo Taborda e Patrícia Barnabé, moderada por Catarina Carvalho (Mensagem de Lisboa), que questiona se criadores de conteúdos e media tradicionais devem manter-se distantes ou pelo contrário, colaborar mais.  

No sábado, dia 11 de outubro, às 11h30 dá-se a primeira conversa do dia sobre O estado da crítica cultural no panorama atual, com a participação de Cláudia Lucas Chéu, Filipa Vaz Teixeira e José Paiva e moderação de Miguel Santos, que procuram respostas para o cada vez menor espaço de crítica cultural nos media tradicionais.  

De tarde, estão programadas uma masterclass e duas conversas. 

Às 14h, Isabel Marques, diretora de informação da estreante RIA - Rádio Universitária de Aveiro, irá explicar Como funciona a redação de uma rádio universitária

Às 15h começa a conversa Ainda é possível salvar o jornalismo regional, com Pedro Jerónimo (LabCom) e Nuno Francisco (Jornal do Fundão), moderada por Patrícia Fonseca (MedioTejo), seguida, às 17h00, pela conversa sobre O papel da fotografia na criação de narrativas, que convida a refletir sobre a função que o fotojornalismo pode desempenhar nos dias de hoje, na companhia de Bárbara Monteiro (Associação Narrativa) e Vera Marmelo, moderada por Ana Patrícia Silva (Projecto Inocência). 

Na programação paralela, destaque para as sessões Pecha Kucha, que pretendem ser uma plataforma de divulgação e partilha de projetos inovadores na área do jornalismo, e para a Feira de Meios, com publicações de vários projetos de jornalismo independente.  

A convenção MediaCon - O Jornalismo que Queremos é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal organizada em conjunto pelos órgãos de comunicação social 7Margens, CCA – Comunidade Cultura e Arte, Gerador, Médio Tejo, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, RIA, Rimas & Batidas e o Shifter & LPP, e em parceria com a Europa Criativa Portugal e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal. O projeto conta com o apoio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e da Antena 1. 

A entrada é gratuita, havendo atividades como as masterclasses em que é obrigatória a inscrição prévia (link disponível aqui).

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Março 2026

Laboratório de Ação Cívica: “Dentro dos partidos é muito difícil ter uma intervenção concreta”.

23 Fevereiro 2026

Luís Paixão Martins: “ Os nossos políticos não estão habituados a trabalhar em minorias”

16 Fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

7 Julho 2025

Espaços alternativos mediáticos: criar a própria representação lésbica

2 Junho 2025

Há 15 anos, o casamento tornou-se igualitário mas a luta contra a discriminação não terminou

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

17 Fevereiro 2025

Nuno Costa: “Vamos excluir as pessoas que não têm conversas guiadas por factos?”

27 Novembro 2024

42: A comissária, o Tratado dos Mares e as Tríades

13 Novembro 2024

42: Nova Xanghai

6 Novembro 2024

42: Iluqsi e a Guerra dos Salares

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino Superior: promessa de futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0