Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Serralves abre as portas da Casa do Cinema Manoel de Oliveira já este mês

Inaugura no próximo dia 24 a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o novo espaço…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Inaugura no próximo dia 24 a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o novo espaço na Fundação de Serralves dedicado à obra do cineasta dirigido por António Preto. Assinado em 2013 por Manoel de Oliveira e pela então secretaria de Estado da Cultura, o protocolo para a construção deste projeto foi passando por diferentes mutações ao longo dos últimos seis anos. 

Em novembro de 2013, Sérgio C. Andrade noticiava no Jornal Público que o edifício projetado por Eduardo Souto de Moura para este efeito e já construído na Foz estava definitivamente fora dos planos, e que um novo equipamento seria desenhado por Álvaro Siza. O novo edifício foi efetivamente construído por Siza na antiga garagem da Casa de Serralves, situada no limite nascente do Parque.

Negociada desde 2008, quando o cineasta celebrou o seu 100º aniversário e a propósito da retrospetiva que Serralves lhe dedicou, a decisão foi selada com a aprovação de Manoel de Oliveira, mas a concretização prolongou-se no tempo devido a falta de entendimento entre a Câmara Municipal e o cineasta, conforme é possível ler no mesmo artigo do Jornal Público. 

A proposta dirigida a Álvaro Siza por via de João Fernandes abre finalmente as suas portas aos visitantes de Serralves, contando com "duas salas de exposições, uma livraria e espaços de trabalho situados nos dois pisos da construção existente" e "um auditório de 59 lugares, o arquivo, espaço de investigação e salas do serviço educativo, às quais se acede através de uma longa galeria aberta com vista panorâmica sobre o jardim envolvente” no edifício anexo ao já existente que foi construído para este propósito, de acordo com a descrição que já é possível ler no site oficial da Fundação. 

Em declarações à agência Lusa, António Preto disse que este será também um espaço aberto a conferências e edições próprias, como a de um catálogo bilingue (português e inglês) de toda a obra do cineasta com imagens e documentos de contextualização da sua atividade, a ser publicado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

Manoel de Oliveira nasceu no Porto a 12 de Dezembro de 1908 e interessou-se desde cedo pelo cinema, como conta no seu filme biográfico “Porto da minha infância”. Morreu no Porto a 2 de abril de 2015 num lugar que tanto lhe dizia, a Foz. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Claudio Andres Tapia disponível via Flickr

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0