fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De Leonor Teles a Paulo Rocha, o cinema português celebra-se no Porto / Post / Doc 

O Porto / Post / Doc regressa às salas da cidade invicta para, entre 23…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Porto / Post / Doc regressa às salas da cidade invicta para, entre 23 de novembro e 1 de dezembro, mostrar filmes feitos recentemente, outros que são segredos bem guardados e alguns já considerado clássicos. A mostra conta com 133 filmes que serão distribuídos entre o Teatro Municipal do Porto - Rivoli, o Cinema Passos Manuel e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, sendo as sessões neste último panorâmicas full-dome, um convite a uma experiência cinematográfica imersiva.

Na secção Highlights deste ano estão as antestreias nacionais de O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira e Pedro Santo, e Cães que Ladram aos Pássaros, o filme de Leonor Teles rodado na cidade do Porto, agendados para o dia da Cerimónia da Entrega de Prémios do festival, a 30 de novembro. Serão também mostrados Andrey Tarkovsky: A Cinema Prayer, um filme feito pelo seu filho, Andrey A. Tarkovsky, em torno da sua vida e obra, e ainda Marianne&Leonard: Words Of Love e o já apresentado no IndieLisboa,  Zé Pedro Rock’n’Roll

Nas sessões especiais, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do cinema, serão exibidas as cópias digitalizados dos “filmes gémeos” A Ilha dos Amores e A Ilha de Moraes, de Paulo Rocha. Gravados no Japão, ambos se centram na vida e obra do escritor português Wenceslau de Moraes, e são apresentados nos dias 29 e 30 de novembro, respetivamente, no Grande Auditório do Rivoli.

Os filmes de Paulo Rocha foram rodados no Japão em 1982 e 1984

À semelhança dos anos anteriores, o Porto / Post / Doc terá uma secção competitiva internacional, jurada por Gurcan Keltek, Ewa Szablowska, Luciano Rigolini, Garbiñe Ortega e Valérie Massadian. A Competição Cinema Novo, por sua vez, será jurada por Jorge Campos, Joaquim Pedro Pinheiro e Radu Sticlea. Serão atribuídos os seguintes prémios: Grande prémio by Vinhos Verdes, para o melhor filme da Competição Internacional, no valor monetário de 3000€; o Prémio da Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro, para o melhor realizador da Competição Internacional menos de 36 anos, com uma residência artística na Companhia das Culturas; o Prémio Cinema Novo Canal 180, para o melhor filme da Competição Cinema Novo, com valores monetários de 500€, 2000€ em serviços na BLIT e 500€ em serviços na Show Reel; o Prémio Teenage, atribuído por um conjunto de estudantes do ensino secundário a um conjunto de filmes pré-selecionado dentro da programação do festival; e o Prémio Archa Porto, para o melhor projeto apresentado na oficina Archa, com uma residência artística na Companhia das Culturas.

No comunicado de imprensa, a organização destaca a secção não-competitiva de cinema falado em português, que inclui filmes como Sacavém, de Júlio Alves, Vitalina Varela, de Pedro Costa, Raposa, de Leonor Noivo, No Porto de Leixões - Panorama, de Renata Sancho, e Sério Fernandes - O Mestre da Escola do Porto, de Rui Garrido. 

Esta edição do Porto / Post / Doc é feita com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Iinstituo do Cinema e Audiovisual (ICA) e da CRVV - Vinho Verde. Descobre o resto da programação aqui.

Texto de Carolina Franco
Cartaz disponível via Facebook
O Porto / Post / Doc é parceiro do Gerador

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Abril 2024

Flávio Almada: “Devemos recusar a geografia do medo”

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0