Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ci.CLO lança Open Call para Bolsas de Criação

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Ci.CLO, em parceria com as Câmaras Municipais de Évora, da Figueira da Foz, de Loulé, de Mértola, de Setúbal e a EDIA, lançou uma convocatória para atribuição de seis bolsas de criação artística, destinada a artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, que trabalhem com fotografia e vídeo.

Esta visa apoiar novos projetos com produção de exposição itinerante, que será integrada na programação da Bienal’21 Fotografia do Porto e nos vários espaços expositivos dos parceiros envolvidos no programa.

"Sustentar", parte de uma preocupação ecológica e da possibilidade de diálogo com a cultura e "tem como objetivo produzir uma série de projetos sobre iniciativas experimentais que estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos", como se pode ler no comunicado de imprensa.

Os artistas bolseiros serão integrados num programa de criação, coordenado por Vírgilo Ferreira, que resultará numa exposição coletiva. O coordenador, também director artístico da Ci.CLO e da Bienal de Fotografia do Porto, será o responsável pelo acompanhamento curatorial, juntamente com Pablo Berástegui, curador e diretor da Galeria de Fotografia Salut au Monde e Krzysztof Candrowicz, curador, diretor de arte, investigador e educador, ex-diretor artístico da Triennale der Photographie Hamburg.

A Câmara Municipal de Évora oferece a bolsa para o projecto "POCITYF - Positive Energy Blocks", cujo objectivo é a integração de sistemas energéticos, com o intuito de que a produção de energia seja renovável seja superior ao consumo .

A bolsa da Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende promover a produção de sal, elemento essencial na sobrevivência económica, cultural e sustentável da região.

Loulé, partindo da sua riqueza geológica, planeia reforçar a sinergia entre as atividades culturais, ambientais, sociais, científicas, educacionais e turística

Mértola projecta desenvolver "técnicas de agricultura sintrópica, que se baseia na criação de um sistema estratificado em que a floresta se mistura com a agricultura e o solo protegido pela sombra das árvores maiores permite o crescimento das diversas espécies. Esta técnica potencia a regeneração dos solos, que se tornam mais húmidos, e promove a absorção de água da atmosfera", lê-se no comunicado de imprensa. Paralelamente, decorrerá a implementação de  uma Rede Alimentar Local, através da qual o consumo de produtos locais será potenciado. Continuará a desenvolver acções práticas junto das comunidades escolares, tendo-se já criado, neste âmbito, cinco hortas sintrópicas.

A Câmara Municipal de Setúbal foca a sua preocupação com as condições de vida dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores, cujos habitantes sobrevivêm, sobretudo, da pesca e da indústria conserveira. Os níveis de desemprego e a exclusão social são muito marcantes na zona da Anunciada. Procurar-se-á desenvolver um projecto com estratégias de intervenção que renovem os espaços públicos, a partir do fomento da intergeracionalidade, que trará consigo a presença da memória.

A bolsa EDIA, referente à região do Alqueva, integra-se num projeto, cujo centro são as alterações climéticas, as quais visa atenuar nos montados portugueses e espanhóis.

O prazo de envio de candidaturas termina a 23 Fevereiro de 2020. A divulgação dos resultados será a 9 de Março e o período de criação artística decorrerá entre 24 de Março e 17 de Setembro de 2020.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Fotografia de Annie Spratt, via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

 

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

24 Setembro 2026

EMAP lança candidaturas para residências artísticas em 2027 com apoios de 8.000 euros cada 

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0