Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descentralização é um dos objetivos da estratégia cultural para a década 2020-2030 em Braga

A escola primária de Oliveira São Pedro recebeu, esta segunda-feira, dia 2, a apresentação da…

Texto de Gabriel Ribeiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A escola primária de Oliveira São Pedro recebeu, esta segunda-feira, dia 2, a apresentação da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, que visa fomentar as iniciativas culturais na cidade como um dos pilares de desenvolvimento sustentável. A programação pretende ainda consolidar a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Redigido pelo projeto Braga Cultura 2030, o documento contou com a participação e contributo de milhares de bracarenses. Ricardo Rio, presidente da câmara municipal de Braga, frisou, durante a apresentação, que a cultura continua a ser uma “área chave” do seu executivo. A cultura apresenta-se como “uma área transversal a toda a gestão municipal. Não é cultura pela cultura, é cultura enquanto elemento verdadeiro de desenvolvimento da sociedade, é o motor de muitas dinâmicas económicas”, completou.

Lídia Dias, vereadora da Cultura, relembrou que “a cidade não é só o centro histórico”. A escolha do local da apresentação, “que sempre foi de formação de muitas gerações”, faz parte do objetivo de descentralizar a cultura no município. A escola de Oliveira São Pedro “será um centro de criação e experimentação de uma rede mais ambiciosa” de espaços culturais, referiu.

Apesar da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, o documento da estratégia estende-se de 2020 a 2030: “Há um trabalho que tem de ser feito e uma década em que temos de investir”, concluiu a vereadora.

A nova estratégia da década debruça-se em quatro eixos que, por sua vez, se desdobram em diferentes programas. As diversas áreas dividem-se pela cultura, diversidade, criatividade, inclusão, participação, conhecimento, economia, território e paisagem. Algumas das propostas passam por fomentar a formação nas áreas da criação, interligar os equipamentos culturais municipais, reabilitar novos espaços, acolher novas iniciativas descentralizadas nas freguesias da cidade, incentivar programas de criação e atração de negócios nos setores criativos, motivar a população local a acolher artistas e a participar em iniciativas culturais, entre muitas outras medidas. O documento completo pode ser consultado aqui.

O programa, no entanto, continua em aberto. A iniciativa Braga Cultura 2030 incentiva a população bracarense a enviar propostas, ideias e o seu feedback sobre a estratégia, de forma a reformular e conhecer novas visões e perspetivas sobre a cultura na cidade.

Criado em 2017, o projeto Braga Cultura 2030 já desenvolveu atividades como workshops, conversas e o programa Variações na cidade. Os promotores desde documento são o município de Braga e o Theatro Circo e a coordenação executiva fica a cargo de Cláudia Leite.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via Facebook da câmara municipal de Braga

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Maria Luís sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0