Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

CCB transforma-se em cidade digital e abre conteúdos online

Concertos, conferências, programas de entrevistas e atividades para os mais novos são algumas das atividades…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Concertos, conferências, programas de entrevistas e atividades para os mais novos são algumas das atividades culturais que a Fundação Centro Cultural de Belém vai partilhar online, com livre acesso, duas vezes por semana, durante o período de confinamento.

De cidade aberta, a cidade digital, o Centro Cultural de Belém (CCB) abre portas online, para compensar a suspensão temporária da sua programação cultural, a que se viu obrigado devido às medidas de isolamento social impostas para evitar a propagação da epidemia Covid-19, causada pelo novo coronavírus, revelou a fundação em comunicado.

Assim, semanalmente, às quartas e sextas-feiras, o CCB vai partilhar com o público conteúdos de livre acesso, entre os quais alguns dos grandes concertos que recebeu nos últimos anos - da música clássica ao pop, do jazz ao fado -, conferências sobre arquitetura, história e literatura, e programas de entrevistas, tais como o “Obra Aberta” e “2084 – Imagine”, este último conduzido pela cineasta Graça Castanheira.

https://www.facebook.com/centroculturaldebelem/photos/a.164931591050/10157262085676051/?type=3&theater
O CCB anunciou esta iniciativa nas suas redes sociais

Já esta semana, a escritora Alice Vieira e o tradutor italiano Andrea Ragusa recomendam livros no programa “Obra Aberta”, realizado em parceria com a Radio Renascença, e será disponibilizado gratuitamente o livro de atividades para os mais novos “Um dia no CCB”, criado com o Observador.

O CCB vai partilhar também o concerto completo de Tributo a Celeste Rodrigues, “Fado Celeste”, um espetáculo que encheu o grande auditório com algumas das maiores vozes do fado.

Online vai estar também disponível o segundo episódio do programa “2084 – Imagine”, uma conversa entre Graça Castanheira e Beth Singler, antropóloga e investigadora do Instituto Faraday para Ciência e Religião da Universidade de Cambridge, que explora as implicações sociais e religiosas da inteligência artificial e da robótica.

No âmbito das artes plásticas, o CCB vai disponibilizar online a exposição “O Mar É a Nossa Terra”, da Garagem Sul, uma mostra de arquitetura centrada no mar e que usa este elemento como o ponto de partida para habitar a terra.

Com curadoria de André Tavares, programador da Garagem Sul, e Miguel Figueira, arquiteto e surfista amador, esta é uma exposição que enfrenta o presente contexto de emergência ambiental e olha para o mar através da complexidade das relações entre as forças naturais, as atividades humanas e o funcionamento dos ecossistemas.

A iniciativa #CCBCidadeDigital começou já na semana passada, em parceria com o grupo RTP, com o concerto de apresentação do último álbum de Ricardo Ribeiro, “Respeitosa Mente”, que teve lugar no Grande Auditório do CCB.

Também na passada semana, foi transmitido o primeiro episódio do programa “2084 – Imagine”, em que o convidado à conversa foi o professor e engenheiro Arlindo Oliveira.

A iniciativa do CCB parte do pressuposto de que “a cultura não é dispensável”, e pretende demonstrar que “isolamento não é afastamento”.

Texto de Lusa e Carolina Franco
Fotografia de Kaitlyn Baker disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0