fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Oficina Portátil de Artes, uma oficina ao serviço de novos talentos da música portuguesa

A OPA – Oficina Portátil de Artes começou há treze anos e tem dado visibilidade…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A OPA – Oficina Portátil de Artes começou há treze anos e tem dado visibilidade e reconhecimento a jovens não profissionais, introduzindo novos artistas e respetivos projetos, maioritariamente na área do Hip Hop. A edição de 2020 arrancou no dia 2 de junho.

A OPA está dividida em três fases: a open call, as sessões de formação em vários parâmetros musicais e a apresentação ao vivo. Na open call, os candidatos terão de preencher um formulário com a descrição do projeto que representam, anexando músicas e links dos seus trabalhos. Na edição deste ano, esta fase decorrerá entre 2 e 22 de junho e é dirigida a MC, DJ e produtores/as que não estejam no circuito comercial. As pessoas selecionadas serão anunciadas até dia 29 de junho nas plataformas online da OPA e pelos Parceiros Media - Antena 3 e Rimas & Batidas.

Durante o mês de julho, entre os dias 6 e 29, decorrerão as sessões de formação em produção musical, técnicas de instrumento e postura, preparação de apresentação em público, processos de trabalho e de ensaios, consultoria artística, entre outros áreas do universo musical. Os workshops serão dados pelo Francisco Rebelo (Orelha Negra, Fogo Fogo), pelo Carlos Martins e por mais convidados a definir (artistas do universo do Hip Hop português).

Nos dias 1 e 2 de agosto, após todo o processo de formação, os jovens talentos que participaram na OPA 2020 terão a oportunidade de se apresentar ao vivo, pela primeira vez, numa sala de espetáculos e com transmissão em direto através das plataformas digitais OPA e dos parceiros de media.

Em simultâneo, nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho, estará também a decorrer o Warm UP online, que, não só envolverá talentos que foram participando em edições anteriores, como terá como host o Estraca, um dos jovens artistas OPA, que tem desenvolvido uma carreira promissora em Portugal.

Deixamos-te um vídeo da edição de 2019 para que possas conhecer o espírito da Oficina Portátil de Artes.

Texto de Rita Dias
Fotografia de Vitorino Coragem

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

 

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0