Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Leva-me, leva-nos contigo pela Estrada Nacional 2

Depois da obra Leva-me Contigo (Dom Quixote, 2019), a história que o escritor Afonso Reis…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois da obra Leva-me Contigo (Dom Quixote, 2019), a história que o escritor Afonso Reis Cabral viveu ao longo dos quase 739 quilómetros da Estrada Nacional 2, numa caminhada que durou vinte e quatro dias, resultou num documentário com o mesmo título, exibido na RTP 2.

Entre abril e maio de 2019, Afonso atravessou o país profundo de norte a sul, entre montanhas, planícies, rios, tempestades e o sol ardente. Mas deixou-se, sobretudo, atravessar pelas pessoas que ia encontrando. O Gerador foi falar com o escritor para perceber como é conhecer-nos, portugueses e portuguesas: “Um povo pleno de generosidade, quase literário. Uma generosidade violenta. Damos com tanta facilidade... Talvez por isso estejamos sempre em carne viva, à espera de uma retribuição que nunca será o bastante. A história que dá o título ao livro e ao documentário há de me acompanhar para sempre”.

O autor de O Meu Irmão (Prémio Leya 2014) e de Pão de Açúcar (Prémio José Saramago 2019) não revelou a tal história que dá o título ao livro e ao documentário, mas é possível encontrá-la na sua página de Facebook, num dos últimos escritos diários com que foi relatando os principais eventos da viagem, entre Alcáçovas e Odivelas. E, com milhares de leitores, comentários e partilhas, os textos ganharam uma dimensão não esperada por Afonso Reis Cabral. “Tudo na Estrada Nacional 2 me surpreendeu”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2328122994143953&set=a.2027884554167800&type=3&theater

 

O documentário Leva-me Contigo reúne filmagens inéditas do percurso e dos testemunhos das pessoas com quem Afonso se cruzou, mas não surgiu naturalmente. “Nunca pensei que a caminhada tivesse interesse. O Vasco Galhardo Simões, autor da ideia do documentário e produtor, pode comprovar o que digo. Quando me contactou apresentando a ideia, resisti muito e ele precisou de me convencer”. Com a realização de João Pedro Félix e a música original de CAIO, Leva-me Contigo não ficou pelo caminho, estreou-se na RTP 2 no dia 10 de junho, às 23h00, e estará disponível até dia 17 de junho, através da box da operadora de comunicações.

 

Esta longa viagem, que começou em dois pés inquietos e incertos sobre o que queriam fazer ou descobrir, permitiu que Afonso Reis Cabral partisse “em busca de uma espécie de ritual de passagem ou de um momento prolongado de exame de consciência, introspecção. E no meio da gestão do corpo, tentando mantê-lo minimamente confortável em caminhadas diárias de 45 quilómetros,” Afonso olhou para si e para toda a gente. Não contou ao Gerador quão interior, e revelador de si próprio, foi o percurso, por serem descobertas demasiado pessoais para confessar. Mas deixou a inspiração: uma vez caminhante, “sempre caminhante, até que os pés já não consigam andar sozinhos”.

Leva-me contigo, livro e documentário, é uma possibilidade de conhecer Afonso Reis Cabral para lá do escritor e Portugal para lá da aparência.

Texto de Rita Dias
Fotografia de João Pedro Félix

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0