fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Búzios em Terra Seca” o projeto artístico audiovisual de música tradicional Portuguesa

O Projeto Cardo acaba de lançar a mais recente proposta artística, em formato audiovisual, em torno…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Projeto Cardo acaba de lançar a mais recente proposta artística, em formato audiovisual, em torno da música tradicional Portuguesa - "Búzios em Terra Seca".

Em resposta às atuais circunstâncias, o Projeto Cardo apresenta soluções alternativas de como criar objetos artísticos envolvendo e chegando à população em segurança. Assim, "Búzios em Terra Seca" é o seu mais recente objeto artístico, composto por duas coleções audiovisuais: "Aprender com o Som dos Búzios", com uma vertente pedagógica, e dirigida a crianças, educadores e comunidade escolar; e a "Orquestra de Búzios" (orquestra virtual) dirigida à comunidade de músicos e bailarinos.

A primeira coleção “Aprender com o Som dos Búzios”, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos, apresenta alternativas aos lugares comuns dos materiais audiovisuais dirigidos a crianças, onde é promovido o contacto com a Natureza. Cada vídeo disponibilizado é acompanhado de um guia detalhado com sugestões de exploração e criação em casa ou na escola, com a ajuda dos professores ou dos encarregados de educação. Os dois primeiros vídeos “Olívia” e “Pião” já está disponíveis aqui.

Já em "Orquestra de Búzios" estão envolvidos até ao momento 5 compositores - Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela. Contudo, está aberta até 31 de outubro uma convocatória nacional para todos os interessados em contribuir para esta partitura comum com base em melodias tradicionais portuguesas. Para cada canção será depois criado um vídeo-música, nos quais estarão incluídos os conteúdos partilhados, criando um objecto artístico coletivo. O primeiro vídeo vai ser publicado já em novembro.

Segundo a equipa do Projeto Cardo, "surgiu a ideia de iniciar um projeto audiovisual que explorasse as escolhas artísticas e estéticas do Projeto Cardo num novo formato, aproveitando as possibilidades de alcance da criação em vídeo através da internet e das redes sociais". Procuram assim "oferecer uma alternativa que faça um verdadeiro uso dos meios audiovisuais e que traga algo de novo, útil e prazeroso à população".

Promo do "Búzios em Terra Seca"

Toda a informação está disponível no site do Projecto Cardo.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia via Projeto Cardo

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Fica a conhecer Mariana Frazão, vencedora de teatro na MNJC24

6 Novembro 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está em Santarém de 21 a 23 de novembro. Vê o programa aqui

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

5 Novembro 2025

Catarina, Lisboa faz-te feliz? Vê a quinta entrevista deste projeto

5 Novembro 2025

Por trás da Burqa: o Feminacionalismo em ascensão

4 Novembro 2025

Podcast Two Takes: o impacto social da exploração mineira, com Paulo Carneiro e Georgis Grigoriakis

3 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

3 Novembro 2025

Miguel Carvalho: “O Chega conseguiu vender a todos a ideia de que os estava a defender”

31 Outubro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

30 Outubro 2025

Dar uma volta com Tiago Santos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0