fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já são conhecidos os vencedores do Festival Caminhos do Cinema Português

A XXVI Edição do Festival Caminhos do Cinema Português chega ao fim com uma cerimónia…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A XXVI Edição do Festival Caminhos do Cinema Português chega ao fim com uma cerimónia de encerramento da qual saíram quase 30 premiados. Foi Basil da Cunha com o seu mais recente trabalho que arrecadou o Grande Prémio do Caminhos.

"O Fim do Mundo" foi então o filme premiado pelo Júri da Seleção Caminhos, tendo ainda arrecadado o Prémio D. Quijote, atribuído pelo Júri da Federação Internacional de Cineclubes. Também "Listen", de Ana Rocha, filme candidato português aos Óscares, esteve em destaque ao longo de toda a cerimónia, tendo sido o filme a conquistar o maior número de distinções: para além do Prémio do Público, Lúcia Moniz foi distinguida como Melhor Atriz e Ruben Garcia como Melhor Ator Secundário, e ainda Ana Rocha mereceu o Prémio de Melhor Realizadora.

Mas as distinções não se ficaram por aqui. Joana Rosa Bragança apresentou aquele que foi considerado pelo júri a Melhor Animação a concurso - "Maré" -, o mesmo para José Barahona, com "Nheengatu", que arrecadou o Melhor Documentário; e ainda "Patrick" de Gonçalo Waddington, distinguido como Melhor Ficção. O prémio Melhor Curta-metragem foi entregue a Ana Maria Gomes pela película "Bustarenga".

Distinguido como "Revelação" foi "Moço", de Bernardo Lopes, e ainda o documentário "Amor Fati", de Cláudia Varejão, que levou para casa o Prémio de Imprensa CISION.

Além da Seleção Caminhos, estavam ainda em competição filmes na Seleção Ensaios, "dedicada a filmes produzidos em contexto de formação técnico-profissional", com "Copacabana Madureira", de Leonardo Martinelli, eleito Melhor Ensaio Internacional, "O Presidente Veste Nada", de Clara Borges e Diana Agar, como Melhor Ensaio Nacional de Animação e "Corte" de Afonso e Bernardo Rapazote, distinguido como o de Melhor Ensaio Nacional.

Por fim, na Seleção Outros Olhares, dedicada a "exercícios cinematográficos que privilegiam a sensação em detrimento do argumento", lê-se em comunicado, foi Raquel Castro, com "SOA", quem arrecadou o Prémio de Melhor Filme.

O Festival premiou ainda técnicos e artistas, atribuindo também algumas menções honrosas. Pode consultar toda a informação sobre esta edição do Festival Caminhos do Cinema Português aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Thera Production, RTS Radio Télévision Suisse

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Setembro 2025

De 12 a 14 de setembro o livro está em festa na Amadora

5 Setembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

4 Setembro 2025

Post/Zeitgeist: no dia 25 de setembro vem discutir ideias e inquietações sobre o futuro

3 Setembro 2025

Viver como se fosse música

2 Setembro 2025

Há 15 áreas artísticas à espera da tua candidatura na Mostra Nacional Jovens Criadores

1 Setembro 2025

Aborto em Itália: “O governo tem a capacidade de combinar neofascismo e neoliberalismo”

29 Agosto 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

28 Agosto 2025

OASis Lisboa: vem desenhar e ser desenhado no jardim mais secreto de Lisboa

27 Agosto 2025

A lição do Dino no Couraíso

26 Agosto 2025

Academia Gerador: cursos para novas formas de pensar, agir e criar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0