fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Oficina conversa em “Outros Futuros” até ao final de março

A cooperativa cultural A Oficina apresenta uma série de conversas online, dedicadas às mais diversas…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A cooperativa cultural A Oficina apresenta uma série de conversas online, dedicadas às mais diversas áreas da cultura, educação e do património até dia 30 de março, de forma gratuita.

Depois de lançada a nova revista "Outros Futuros: práticas artísticas e sociais, depois de 2020", A Oficina dá voz e expressão às diversas temáticas que percorrem o Cinema artes performativas e visuais, o património, investigação e a escrita. Colocados os temas na mesa, estas conversas contam com vários nomes que colaboraram com a edição escrita d'A Oficina, nomeadamente, Ángel Calvo Ulloa, Carlos Mesquita, José Caldeira, Manuel Miranda Fernandes, Patrícia Portela, Paulo Mendes, Tatiana Salem Levy, Tiago Bartolomeu Costa e Vânia Rodrigues.

Estes encontros semanais estão marcados para as terças-feiras, às 21h30, na página Facebook d'A Oficina.

O mês de fevereiro iniciou-se com Ángel Calvo Ulloa, curador convidado para a futura exposição do CIAJG Complexo Colosso que aborda 'modos de ficcionar mundos' e segue-se com Carlos Mesquita, Presidente da Direção do Cineclube de Guimarães que aqui debate 'O Lugar do Cinema'; José Caldeira, Fotógrafo de Cena e Artes Performativas numa conversa que revela o tema 'Paisagens Humanas' e Manuel Miranda Fernandes, Investigador do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território / Universidade do Porto, que nos fala de 'Árvores-Memória', um projeto de investigação para o repositório da Casa da Memória de Guimarães. 

Acompanha a programação completa aqui.

Local: Online, na página de Facebook d'A Oficina;

Data e hora: terças-feiras às 21h30, na página Facebook d'A Oficina até ao final do mês de março;

Entrada: gratuita.

Fotografia via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

28 Maio 2025

Entre mares: A vivência brasileira para além do Atlântico

16 Abril 2024

Teste

17 Fevereiro 2024

Liberdade de imprensa: participa no webinar dedicado às conquistas e desafios da lei europeia

17 Janeiro 2024

Gerador em entrevista ao Expresso sobre os desafios das organizações de media independentes

19 Dezembro 2023

Emergente comemora quinta edição no Musicbox

4 Dezembro 2023

teste videos

30 Novembro 2023

Baião in Lisboa Festival está de volta nos dias 8, 9 e 10 de dezembro

31 Outubro 2023

Dia 4 de novembro será o último Encontro D’Improviso em Marvila

23 Outubro 2023

Riot, Susana Travassos, Carla Costa e João Fiadeiro vão estar no penúltimo Encontro D’Improviso

17 Outubro 2023

Este sábado, dia 21 de outubro, acontece o próximo Encontro D’Improviso

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0