Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

As candidaturas à Bolsa do Gerador que apoia jovens jornalistas terminam dia 12

Ainda estás na dúvida se faz ou não sentido enviares-nos a tua ideia? Não deixes…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ainda estás na dúvida se faz ou não sentido enviares-nos a tua ideia? Não deixes passar mais tempo: faltam 4 dias para terminarem as candidaturas à Bolsa Reportagens Essenciais Gerador.

Esta bolsa é destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, e as candidaturas estão abertas até ao dia 12 de fevereiro às 22h00. Todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal podem participar, desde que as propostas sejam feitas a título individual e em português.

O vencedor será anunciado no dia 19 de fevereiro, e irá desenvolver, durante o período de três meses, uma reportagem de investigação, com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador. Esta bolsa é compatível com uma ocupação estudantil ou profissional de tempo inteiro, permitindo desenvolver uma reportagem ao longo de um período extenso de tempo, como atividade paralela. O valor da bolsa é de 1.250 euros: 1.000 euros referentes ao orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem e 250 euros de prémio monetário para o vencedor. Esta reportagem será posteriormente publicada nas várias plataformas do Gerador.

A avaliação das propostas terá em consideração os seguintes pontos: Adequação à estratégia editorial do Gerador; Relevância jornalística; Oportunidade temporal; Diversificação da apresentação; Detalhe orçamental; e Calendarização das tarefas a apresentar. 

Esta é a primeira de mais três bolsas que serão atribuídas ao longo do ano de 2021, de três em três meses. Descobre aqui como podes candidatar-te, bem como o regulamento com tudo aquilo que precisas de saber.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Março 2026

FALA: o escritor Nuno Nepomuceno participa no Clube de Leitura “Entre Capas” a 11 de abril em Alcanena

17 Março 2026

Rafael, Lisboa faz-te feliz? Vê a penúltima entrevista deste projeto

16 Março 2026

Visita até 17 de março a obra “Fetiche”, de Suelen Calonga, no Curva, em Lisboa

14 Março 2026

Franco Berardi e Forensic Architecture em destaque no segundo dia de Uncover

13 Março 2026

Capicua, Betina Juglair e Isabel Ferreira em destaque no primeiro dia de Uncover

10 Março 2026

Uncover: de 12 a 15 de março, refletimos sobre imagem e perceções em Guimarães

9 Março 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

5 Março 2026

Já está disponível o catálogo oficial da Mostra Nacional Jovens Criadores 2025

3 Março 2026

Podcast Post/Zeitgeist: tecnologia e o futuro do trabalho com a investigadora Helena Lopes

25 Fevereiro 2026

Junta-te ao evento que quer pensar a desinformação e as suas consequências para a democracia

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0