fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

João Teixeira Lopes

O sociólogo vai participar no painel “As consequências da pandemia para o interior”, pelas 15h00…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O sociólogo vai participar no painel "As consequências da pandemia para o interior", pelas 15h00 do dia 9 de abril, juntamente com o Técnico de Turismo e Património da Câmara Municipal de Beja, André Tomé, e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação (1999), foi membro efetivo do Observatório das Actividades Culturais entre 1996 e 1998 e integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 junto do Conselho da Europa.

Foi programador de Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população e membro da equipa inicial que redigiu o projecto de candidatura apresentado ao Conselho da Europa. Representou o Bloco de Esquerda como deputado à Assembleia da República (2002 a 2006), foi coordenador Científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e Fevereiro de 2010.

Tem 23 livros publicados (sozinho ou em co-autoria) nos domínios da sociologia da cultura, cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais. Foi distinguido em 2014 com o galardão "Chevalier des Palmes Académiques" pelo Governo francês. Hoje é presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

De 8 a 10 de abril, o festival VisitPortugal Descobre o Teu Interior vai debater o interior do país e dar visibilidade às comunidades que o compõem. Conta com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e muitos mais participantes, num total de mais de 30 oradores.

O festival terá três palcos, um dedicado à música portuguesa, outro ao cinema, e o principal que receberá diferentes painéis para debater o estado do interior do país. Para além destes espaços podes ainda navegar pelo recinto virtual onde encontrarás vários recantos prontos a serem explorados. Descobre tudo na página principal do festival.

Compra já aqui o teu passe para os dois dias.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

23 Fevereiro 2021

Rita Marques

23 Fevereiro 2021

Luís Araújo

23 Fevereiro 2021

Tomás Froes

23 Fevereiro 2021

Kerstin Thomas

23 Fevereiro 2021

Thierry Aubry

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

EN PT
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0