Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre aqui a reportagem vencedora da primeira Bolsa Reportagens Essenciais Gerador

Depois de vários dias a analisar candidaturas, chegou o momento de revelarmos que a reportagem…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Depois de vários dias a analisar candidaturas, chegou o momento de revelarmos que a reportagem vencedora da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador é da autoria da jovem jornalista Ana Sofia Paiva, que nos propõe uma reflexão acerca da cultura no quotidiano da população, tendo em conta a atual situação pandémica.

A sua proposta tem como base a pergunta Qual é o papel das cidades no setor da cultura e da criatividade?. Uma das respostas pode passar pela Rede de Cidades Criativas da UNESCO, um projeto criada pela UNESCO em 2004, do qual fazem parte 246 cidades espalhadas pelo mundo. Tendo em conta as diretrizes da Agenda 2030 da ONU, estas cidades devem cooperar entre si, com o objetivo de colocar as indústrias culturais e criativas na agenda governamental, para o desenvolvimento local e regional.

Em Portugal, existem sete cidades incluídas nesta rede e a cidade da Covilhã está em fase de candidatura. Em 2020, a Secretaria da UNESCO solicitou às cidades membros o ajustamento das suas atividades, por forma a permitir a divulgação da cultura e da criatividade. Que respostas estão a dar as cidades portuguesas inseridas nesta rede? Porque é que é tão importante olhar para a cultura do ponto de vista das cidades? Estas são perguntas às quais esta reportagem de investigação pretende responder e que em breve teremos oportunidade de descobrir nas várias plataformas do Gerador ;-)

Bolsa Reportagens Essenciais Gerador é uma bolsa de jornalismo destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, que permite desenvolver, durante o período de três meses, uma reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador.

Esta é a primeira de mais três bolsas que serão atribuídas ao longo do ano de 2021, de três em três meses. Em breve iremos abrir novas candidaturas, por isso fica atento! Descobre mais sobre este projeto, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

25 Fevereiro 2026

Manuel, Lisboa faz-te feliz? Vê a vigésima primeira entrevista deste projeto

24 Fevereiro 2026

Quem controla o céu? O coletivo alemão Froh! está no Uncover de 12 a 15 de março

23 Fevereiro 2026

Georg Diez no Podcast Post/Zeitgeist: o futuro da democracia na Europa

20 Fevereiro 2026

Pensar a Desinformação em Voz Alta: descobre algumas das reflexões da última residência do Gerador na Casa Capitão

19 Fevereiro 2026

Fetiche, uma obra de Suelen Calonga para descobrir dia 5 de março no café Curva, em Lisboa

18 Fevereiro 2026

“Singularidades de Guimarães”: o ciclo de conversas que desafia a comunidade a olhar para a cidade

16 Fevereiro 2026

File not Found: procuramos arquivo em Portugal para acolher artista em residência

5 Fevereiro 2026

Inscrições abertas para a 4ª edição do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos da RTCP

30 Janeiro 2026

As Moradas do Silêncio

21 Janeiro 2026

Prospecção Imobiliária

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0