Estão abertas as inscrições para curtas-metragens, da 5ª edição do Festival Mental que se realiza, de 20 a 23 de maio, no cinema São Jorge, em Lisboa.

O evento português multidisciplinar de cinema, artes e informação, que tem a “missão de trazer para discussão pública o tema da saúde mental, contribuindo para a diminuição do estigma a ele associado” antecipou as datas de realização, estando já a decorrer as candidaturas de curtas-metragens.

Os temas das obras são livres desde que relacionados com o contexto principal do evento, nesse sentido, as inscrições poderão ser feitas até da 27 de março.  

Rui Henriques Coimbra, Maria João Barros, Catarina Belo e Eurico de Barros e um quinto elemento convidado que ainda não foi revelado, constituem o júri do Festival Mental 2021.

O acontecimento, agora em formato itinerante, com passagem em cidades como Funchal, Ponta Delgada e Castelo de Vide, “contribuindo para a construção de novos públicos e chegando diretamente às comunidades sem centralismo”.  reúne cinema, música, dança, teatro, literatura, debate e conversas temáticas e “porque falar de saúde mental é também para os mais pequenos”, incluirá o Mental Júnior.

A primeira edição realiza-se em 2017, “a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes” e a edição anterior, com estreia nas salas do Cinema São Jorge, deu início com o debate “Pandemia: do real ao digital”, num painel de convidados da área da comunicação e jornalismo.

Texto de Filipa Bossuet

Fotografia disponível no Facebook Festival Mental

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.