fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

A arte da marioneta regressa ao Alto Minho

A Festa de Marioneta Luso-Galaica (Maluga) está de regresso a Caminha de 4 a 10 de dezembro. Na 7ª edição, durante sete dias, 18 espetáculos vão se fazer ver e ouvir, no concelho, por todo o tipo de públicos, incluindo a comunidade escolar. O objetivo é promover a arte da marioneta entre as duas regiões transfronteiriças.

O festival Maluga resulta de uma parceria da Krisálida com a Câmara Municipal de Caminha (CMC) e tem o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES), reunindo companhias de marionetas de Portugal e da Galiza.

De acordo com o site da CMC, a edição de 2021 começa no sábado, 4 de dezembro, com as Oficinas Criativas de Construção de Marionetas, pela companhia Mircromina de Mondoñedo – Lugo (Galiza), das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal de Caminha. O objetivo é que as crianças construam as suas marionetas a partir de cartão canelado. Já a partir das 11h00 é a vez da animação itinerante “Família Amor-Feliz à procura do boneco perdido” invadir as ruas da vila.

A tarde tem início às 15h00 na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, com o espetáculo “Férias no Mar”, pela companhia Mircromina de Mondoñedo – Lugo, para maiores de três anos. Às 17h00, no Teatro Municipal Valadares, sobe ao palco a peça “A Caixa de Nove Lados”, da companhia de teatro Historioscópio, do Porto.

O domingo é totalmente dedicado ao público em geral, começando com as Oficinas Criativas com “Sponginions - Marionetas de Esponja” pela companhia A Bolha de Torres Vedras, das 10h00 às 12h00 na Biblioteca Municipal de Caminha e terminando “Com 3 Novelos”, uma história que salta do livro para o palco, por A Bolha de Torres Vedras, no Teatro Municipal Valadares.

A 7 de dezembro, sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora a peça “Tacão”, adaptada do conto "Sapatos de tacão alto", do escritor moçambicano Mia Couto e que representa uma ode à liberdade, pela companhia da galega Moving Compass.

O quinto dia do festival, 8 de dezembro, continua em Vila Praia de Âncora, a partir das 10h00 com animação e o “PlayMaluga” na Avenida Dr. Ramos Pereira. Às 15h00 o Teatro em Caixa, de Santa Maria da Feira, apresenta “Ephemeros” uma história sobre dois indivíduos estranhos que vagueiam pelo mundo carregando um velho piano.

O Jangada Teatro vindo de Lousada, encerra o dia com um clássico infantil “Os Três Porquinhos.

Ainda assim, a edição 2021 da Maluga só termina no dia 10, com a apresentação da mais recente produção da Krisálida, o espetáculo "Gota a Gota a água esgota", dirigida apenas para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Caminha.

Na edição deste ano há ainda a particularidade de uma exposição de marionetas ser construída pelos utentes dos lares e centros de dia do concelho de Caminha, no âmbito da atividade Envelhecimento (Kri)Ativo, inserido no projeto Todos à Cena, no âmbito do programa Cultura Para Todos.

A Krisálida é uma companhia profissional de teatro, financiada pela DGARTES, que está sediada em Caminha desde 2014 com o objetivo de fomentar o interesse pela cultura, em geral, e pelo teatro em particular.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap