"Porque mudar o mundo, não é num segundo", é a frase que lança o refrão do primeiro original de Soraia Tavares, o single "A Beleza Vai Mudar". A atriz e cantora, com experiência em musicais e telenovelas, estreia-se como letrista e compositora, na construção de uma música que serve como contributo social para um mundo mais tolerante na diferença.

Numa edição da Sons em Trânsito, Soraia Tavares contou com a colaboração, enquanto letrista, do músico António Graça, conhecido por LEFT, e enquanto compositora, o trabalho foi desenvolvido em conjunto com João Repolho, Tainá e LEFT. A música surgiu no dia seguinte à manifestação Black Lives Matter. Soraia Tavares, descendente de família cabo-verdiana, escreveu acerca da manifestação: "Hoje acordei em paz. Foi muito bonito o que se viveu. Agora é não deixar a causa morrer. Continuar a mudar mentalidades através da palavra e sensatez e nunca com violência".

A letra da música transporta-nos para a problemática dos estereótipos raciais, o confronto com a diferença e a individualidade cultural. A beleza serve como "escudo" para enfrentar e alertar "quem não quer acordar" para a necessidade de mudança social.

O tema original "A Beleza Vai Mudar O Mundo", lançado no dia 9 de abril, já se encontra disponível nas várias plataformas digitais.

Texto de Ana Mendes
Fotografia da cortesia de Universal Music Portugal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.