fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

“A Benção dos Animais”, uma narrativa fotográfica que viaja 20 anos pelas lentes de Alfredo Cunha

Inaugurada em outubro, a exposição do fotógrafo Alfredo Cunha que habita no Museu de Lisboa - Santo António, prolonga-se até dia 22 de janeiro. Captadas as histórias e romarias, o fotógrafo apresenta 32 fotografias que se fazem ver e ouvir diretamente de Santo António Mixões da Serra.

Vinte anos assinalaram-se desde que Alfredo Cunha captou a histórica romaria de Santo António Mixões da Serra. Com mais de três dezenas de fotografias, radicou-se em Vila Verde, onde vive desde 1995, e onde tem mantido um fascínio pelo ritual. “Quando desembarquei nesta romaria a minha sensação é que tinha feito uma viagem no tempo. Comecei a fotografar desenfreadamente e nunca mais parei", afirmou Alfredo Cunha, na abertura desta exposição em Vila Verde. 

Depois de ser inaugurada na Biblioteca Municipal de Vila Verde, no dia 12 de junho, esta série fotográfica foi ainda publicada num livro que inclui uma ampla seleção de fotografias, também tiradas no concelho de Vila Verde.

É em Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, que o domingo antes de cada 13 de junho, dia de Santo António, é marcado pela bênção dos animais, uma tradição que recua até ao século XVII.
Nesse dia, o largo do Santuário de Santo António de Mixões da Serra enche-se "com os devotos que levam vacas, cavalos, cabras, cães, gatos e até pombas para a bênção. Reza a história que tal garante a proteção dos animais, saúde e bons produtos como leite ou ovos", lê-se em comunicado.

Com um trabalho não desconhecido a nível nacional e internacional, é através da lente de Alfredo Cunha e que quem vê esta seleção de fotografias se transporta para um "ambiente místico da serra minhota, numa das mais extraordinárias romarias dedicadas a Santo António, revelando a inusitada vertente rural deste Santo que em Lisboa está sobretudo ligado ao bairrismo das marchas na Avenida e aos arraiais populares", acrescentam.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Alfredo Cunha
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap