A iniciativa RHI – Revolution, Hope, Imagination – está de regresso a Portugal até ao dia 25 de setembro. O evento que promove a cultura contemporânea portuguesa em Nova Iorque e no mundo vai passar por 11 cidades portuguesas.

Organizada pelo Arte Institute de Nova Iorque, a segunda edição da RHI está de volta com atividades que se estendem por Portugal Continental e Ilhas: Lisboa, Torres Vedras, Porto, Braga, Leiria, Alcobaça, Évora, Vidigueira, Loulé, Faro, Funchal. Esta será uma oportunidade para discutir soluções nas áreas das Artes e da Cultura, através de palestras, workshops/webinars e espetáculos.

Na primeira edição foram vários os artistas portugueses convidados a apresentar o seu trabalho internacionalmente no âmbito do evento. Este ano, a iniciativa pretende “promover novos modelos de negócio para as artes e cultura contemporânea, criando novas relações entre a Arte & Negócio, Cultura & Turismo”, lê-se em comunicado. De acordo Ana Ventura Miranda, diretora e fundadora do Arte Institute, “pretende-se promover um maior conhecimento dos artistas nacionais por todo o território, intercâmbio de projetos artísticos entre cidades e construção de uma nova metodologia de trabalho entre agentes da cultura, empresas locais e turismo”.

Cartaz RIH 2020

As atividades desta edição incluem workshops em Marketing Digital, com o André Tentugal, e ainda workshops de dança, nas cidades de Braga, Alcobaça e Torres Vedras, com a bailarina Virginia Lensi, da American Ballet Theater. A grande parte das cidades acolhe ainda showcases de artistas locais, que serão  transmitidos em direto através do Facebook do RHI, Arte Institute e Antena 3. Durante as palestras e conversas, pretende-se reunir artistas de todo o país, representantes de empresas, programadores, curadores e agentes turísticos. A AICEP e a Europa Creativa juntam-se ainda para formação sobre fundos de ajuda europeus e fundos de indústrias criativas.

O evento é totalmente gratuito e o programa completo pode ser consultado aqui. No que respeita às inscrições, estas devem ser feitas para o email info@arteinstitute.org. No caso de Lisboa as inscrições devem ser feitas aqui, e para o Porto aqui. A cidade de Évora já está esgotada.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia da iniciativa RHI, edição 2019

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.