A produtora de espetáculos brasileira, FontesArtes, promove em Portugal a Mostra Brasil Teatro Online, em formato digital. A mostra iniciou-se no final do mês de maio (27) e prolongar-se-á até dia 27 de julho, incluindo uma programação de conteúdos que se dedica a nomes internacionalmente reconhecidos do público português, como é o caso de Irene Ravache, Débora Falabella, Alessandra Negrini e Denise Fraga.

Distinguindo-se pela criação de espetáculos virtuais criados no período da pandemia, a FontesArtes apresenta uma plataforma exclusiva para Portugal, onde reúne cinco espetáculos alojados num micro site. Disponíveis numa plataforma em formato on demand, o acesso é feito através de bilhetes virtuais que permitirão aceder e visualizar os espetáculos na data e horário mais conveniente para o público, durante o período da mostra. Os bilhetes terão um custo de 8,5euros para o espetáculo "Alma Despejada" e 6,5euros para os restantes.

No que toca à programação, a Mostra apresenta: "A Árvore", protagonizada por AlessandraNegrini; "AlmaDespejada", protagonizada por IreneRavache; "Contrações", protagonizada por DéboraFalabella e Yara de Novaes; "Galileu e eu. A Arte da dúvida", protagonizada por DeniseFraga e ainda "Neste Mundo Louco Nesta Noite Brilhante", protagonizada por DéboraFalabella e YaradeNovaes.

Gabriel Fontes Paiva, diretor artístico da FontesArtes explica que "No Brasil fomos encorajados pela política pública a realizar espetáculos online desde o segundo mês de confinamento e os artistas foram atrás de se expressarem da forma como era possível para o momento. O resultado foi muito criativo e interessante. Algo difícil de se classificar nas divisões atuais, mas tem sido denominado como híbrido ou espetáculo online."  

Em comunicado, a produtora recorre à definição deste meio de apresentação de espetáculos como " novas uma linguagem completamente original que funde teatro, cinema, vídeo, depoimentos e tecnologias", através do encontro virtual.

Desde a fase inicial do primeiro confinamento, foram produzidos mais de mil espetáculos com esta natureza no Brasil, o que gerou uma "nova ordem de manifestação artística" que, apesar de muito recente, acabou por ser testada e experimentada milhares de vezes.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia de João Caldas do espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.