fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Mostra Brasil Teatro Online acontece até dia 27 de julho

A produtora de espetáculos brasileira, FontesArtes, promove em Portugal a Mostra Brasil Teatro Online, em formato digital. A mostra…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A produtora de espetáculos brasileira, FontesArtes, promove em Portugal a Mostra Brasil Teatro Online, em formato digital. A mostra iniciou-se no final do mês de maio (27) e prolongar-se-á até dia 27 de julho, incluindo uma programação de conteúdos que se dedica a nomes internacionalmente reconhecidos do público português, como é o caso de Irene Ravache, Débora Falabella, Alessandra Negrini e Denise Fraga.

Distinguindo-se pela criação de espetáculos virtuais criados no período da pandemia, a FontesArtes apresenta uma plataforma exclusiva para Portugal, onde reúne cinco espetáculos alojados num micro site. Disponíveis numa plataforma em formato on demand, o acesso é feito através de bilhetes virtuais que permitirão aceder e visualizar os espetáculos na data e horário mais conveniente para o público, durante o período da mostra. Os bilhetes terão um custo de 8,5euros para o espetáculo "Alma Despejada" e 6,5euros para os restantes.

No que toca à programação, a Mostra apresenta: "A Árvore", protagonizada por AlessandraNegrini; "AlmaDespejada", protagonizada por IreneRavache; "Contrações", protagonizada por DéboraFalabella e Yara de Novaes; "Galileu e eu. A Arte da dúvida", protagonizada por DeniseFraga e ainda "Neste Mundo Louco Nesta Noite Brilhante", protagonizada por DéboraFalabella e YaradeNovaes.

Gabriel Fontes Paiva, diretor artístico da FontesArtes explica que "No Brasil fomos encorajados pela política pública a realizar espetáculos online desde o segundo mês de confinamento e os artistas foram atrás de se expressarem da forma como era possível para o momento. O resultado foi muito criativo e interessante. Algo difícil de se classificar nas divisões atuais, mas tem sido denominado como híbrido ou espetáculo online."  

Em comunicado, a produtora recorre à definição deste meio de apresentação de espetáculos como " novas uma linguagem completamente original que funde teatro, cinema, vídeo, depoimentos e tecnologias", através do encontro virtual.

Desde a fase inicial do primeiro confinamento, foram produzidos mais de mil espetáculos com esta natureza no Brasil, o que gerou uma "nova ordem de manifestação artística" que, apesar de muito recente, acabou por ser testada e experimentada milhares de vezes.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia de João Caldas do espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0