Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A reportagem que vai investigar sobre o “lado negro” das energias verdes

A jornalista Isabel Cardoso é a vencedora da Bolsa Gerador Ciência Viva para Jovens Jornalistas….

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A jornalista Isabel Cardoso é a vencedora da Bolsa Gerador Ciência Viva para Jovens Jornalistas. A jornalista irá desenvolver uma reportagem de investigação sobre os investimentos feitos a nível nacional e europeu com vista a garantir a segurança energética do fornecimento de terras raras, de modo a mitigar a dependência Europeia da China e os danos ambientais causados pela mineração de terras raras, focando-se em alternativas como, a reutilização das terras raras através da mineração urbana de lixo eletrónico. 

Apesar de apresentadas como a panaceia para a crise climática, o processo produtivo de energias renováveis, sendo dependente dos metais de terras raras, cujo processo de extração e refinação produz elevadas quantidades de lixo tóxico, torna-se prejudicial ao ambiente. Deste modo, o processo de transição energética e digital, contemplado no Plano Ecológico Europeu, pode agravar a pegada ambiental europeia ao depender do fornecimento de terras raras, monopolizado pela China.

As terras raras – “o ouro do século XXI” - são tema de grandes polémicas geopolíticas e ambientais. O fornecimento de terras raras, além de ser um processo ambientalmente nocivo e de ser praticamente um monopólio chinês, tornando-se uma arma comercial, é ameaçado por uma procura crescente devido às transições energéticas, estimando-se uma escassez das reservas do recurso em 20 anos. Questionarmo-nos sobre as respostas que a Europa, mais precisamente Portugal, dão a este problema é de elevada pertinência, uma vez que, a Europa é a maior produtora per capita dos recursos necessários à reciclagem de terras raras, o lixo eletrónico, podendo desse modo dar resposta à necessidade de adotar tecnologias sustentáveis sem depender do fornecimento chinês e sem agravar a sua pegada ambiental. Um olhar sobre o “lado negro” das energias verdes, é crucial de modo a chamar à atenção e incentivar investimentos em processos alternativos e menos poluentes de desenvolvimento de energias renováveis.

Bolsa Gerador Ciência Viva para Jovens Jornalistas é uma bolsa de jornalismo jornalismo de 2.250 eur destinada a jovens jornalistas formados ou ainda em formação, até aos 35 anos, que permite desenvolver, ao longo de um período extenso de tempo, uma reportagem de investigação com acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros. Sabe mais sobre este projeto, aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

12 Maio 2026

Isabela Figueiredo, João Tordo, Carla Chambel e Valério Romão no Festival Literário de Alcanena

11 Maio 2026

Mariana Alvim conduz clube de leitura ao vivo na Biblioteca Fernando Piteira Santos, na Amadora 

8 Maio 2026

File Not Found abre candidaturas para residência artística em arquivos culturais internacionais

6 Maio 2026

Post/Zeitgeist: Carlo Masala vem a Lisboa debater os desafios de segurança que ameaçam a Europa

30 Abril 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

28 Abril 2026

Procuramos habitantes de Alcanena para exposição fotográfica sobre os livros que nos marcam

23 Abril 2026

Passatempo: Estamos a oferecer bilhetes para todas as sessões do IndieLisboa no Cinema São Jorge

21 Abril 2026

Vê aqui o documentário “Ecos de Lisboa” a partir do projeto “Lisboa faz-te feliz?”

10 Abril 2026

OASis Lisboa: candidaturas abertas para residências artísticas que ligam autores e comunidades

1 Abril 2026

Descobre o novo Programa de Pensamento Crítico do Gerador

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0