Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Academia Portuguesa de Cinema distingue 15 jovens com Prémios Sophia Estudante

A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu na quinta-feira 15 realizadores em início de carreira com…

Texto de Lusa

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu na quinta-feira 15 realizadores em início de carreira com os Prémios Sophia Estudante, nas categorias de Ficção, Documentário, Animação, Experimental, e cartaz, numa cerimónia que decorreu em Lisboa.

Concorreram aos Sophia Estudante 2019 um total de 83 filmes de 18 escolas de norte a sul do país, segundo a organização. Na categoria de curta-metragem de Ficção, o 1.º lugar foi para Da Capo, de Mário de Oliveira – Universidade da Beira Interior, o 2.º lugar para Loop, de Ricardo M. Leite – Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), e o 3.º lugar para Banho Santo, de Bruno Saraiva – Universidade Lusófona.

Na curta-metragem de Documentário venceram o 1.º lugar, Jamaika Onto New Paths, de Alexander Sussmann – Universidade Lusófon, o 2.º lugar foi para A Rua é uma Selva, de Ricardo Mussa – World Academy, e o 3.º lugar Sombra, de Diogo Lourenço, Duarte Gaivão e Francisco Moura – Universidade Lusófona.

Para a categoria de curta-metragem de Animação foram eleitos em 1.º lugar, O Presidente Veste Nada, de Clara Borges e Diana Agar – Universidade da Beira Interior, o 2.º lugar, Ode à Infância, de João Monteiro e Luís Vital – Instituto Politécnico de Portalegre, e no 3.º lugar ficou One Minute Show Time, de Maria Clara Norbachs e Marisa Alves Pedro - Universidade da Beira Interior.

Na categoria de curta-metragem Experimental foram premiados, em 1.º lugar, A Viagem, de Henrique Lopes – Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC) Algarve, em 2.º lugar, Somewhere in Outer Space this Might be Happening Somehow, de Paulo Malafaya, Escola Artística Soares dos Reis, e em 3.º lugar, Lázaro, de Concha Silveira, Alba Dominguez, David Cruces – Universidade Lusófona.

Na categoria melhor Cartaz ficaram, em 1.º lugar, Ouro sobre Azul, da designer Marta Féria de Sá – Universidade Lusófona, em 2.º lugar, Paisagem Submersa, do designer Edmundo Correia - ESMAD, e em 3.º lugar, Atrás de Tempo, Tempo Vem, da designer Patrícia Azevedo - ESMAD. Foi ainda entregue, na cerimónia que decorreu no Auditório do Museu da Farmácia, uma menção honrosa a Cringe, de Dinis Leal Machado - ESMAD.

Tal como aconteceu nas edições anteriores, os três primeiros classificados de cada categoria são agora candidatos ao Prémio Sophia Estudante no valor de 5.000 euros, a ser entregue na cerimónia dos Prémios Sophia, no dia 22 de março de 2020, no Casino Estoril.

Na cerimónia, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, sublinhou: "O interesse e o entusiasmo destes jovens e a qualidade das curtas-metragens concorrentes mostram que o cinema português está bem vivo e tem futuro”.

Durante a manhã e a tarde, alunos e professores, assistiram a uma masterclass e uma sessão de perguntas e respostas de dois mestres do cinema: a primeira a cargo de Jay Rabinowitz, editor de filmes como A Árvore da Vida ou Requiem for a Dream; e a segunda conduzida por Tariq Anwar, editor de Beleza Americana ou O Discurso do Rei, moderada por Branko Nesvok.

Texto de Lusa
Fotografia de Laura Lee Moreau via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0