A associação Acendalha de Paradela do Rio, no concelho de Montalegre, prepara-se para lançar uma oficina de criação de instrumentos musicais em barro, de 19 a 25 de setembro. A atividade SUBBARRO contará com a presença do ceramista mexicano Hernán Vargas e pretende proporcionar um ciclo de oficinas de construção e improvisação musical que culminem com a criação de um coletivo com repertório próprio.

A primeira fase do SUBBARRO será uma oficina conduzida pelo formador Hernan Vargas, na qual serão estabelecidas as bases teóricas e práticas de construção dos instrumentos de sopro, percussão, cordas e esculturas sonoras.

O ciclo de construção e improvisação ocorrerá na Arte da Terra, uma casa/atelier/museu situada na freguesia de Paradela do Rio, concelho de Montalegre, já com longa atividade na cerâmica e promoção cultural em território rural.

Findo o processo inicial de desenvolvimento das práticas de produção, a Acendalha desenvolverá o trabalho deste ensemble musical através de residências artísticas que explorem estratégias de criação coletiva, mediadas por um núcleo de músicos e ceramistas e culminem com uma apresentação pública do trabalho realizado.

A formação terá a lotação máxima de dez pessoas e destina-se a candidatos com vários níveis de competência na área da cerâmica e da música, desde curiosos a profissionais. De momento, as inscrições estão encerradas.

Podes saber mais aqui.

A Acendalha é um coletivo de artistas, entusiastas, produtores de eventos, uma comunidade baseada em Paradela do Rio, Montalegre, que nasce da vontade de criar projetos artísticos, eventos culturais e produções agrícolas.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels