A Acesso Cultura entrega no dia 18 de março às 18h30 o Prémio Acesso Cultura- Linguagem Clara, no Museu da Presidência da República, em Lisboa, com entrada livre. Entre os candidatos estão o Complexo Criativo Cômica Cultural, GORNA – Um Olhar Generoso Sobre a Arte Atual, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa- ITQB, a FotoSketchers 2”, o MAAT, o Município de Torres Novas, o Museu da Lourinhã, o Museu da Saúde (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.), o Museu de Lisboa – Teatro Romano, o Museu Naval de Almada – Câmara Municipal de Almada, a ondamarela e o Património Histórico – Grupo de Estudos. 

Lapas, as grutas que não são grutas é a candidatura do município de Torres Novas e, de acordo com o jornal Entroncamento Online, está integrado um livro destinado a crianças entre os 7 e os 10 anos. Segundo a mesma fonte, está “inserido na coleção infanto-juvenil dedicada ao património concelhio” e tem uma ligação direta à lenda em volta das Grutas de Lapas, “um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério”. O texto é de Jorge Salgado Simões e as ilustrações de Alexandra Sirgado Rodrigues. 

O Prémio Acesso Cultura- Linguagem Clara pretende reconhecer o esforço por boas práticas na comunicação escrita, e está articulado com outras iniciativas como o curso “Comunicação Acessível: design de comunicação e linguagem clara”, a promoção de debates e conferências e a partilha de notícias sobre os temas em causa. O júri é composto por Ana Sofia Nunes, mediadora cultural; Elisabet Carceller, museógrafa e cuja presença representa o vencedor de uma menção honrosa no prémio de 2018, Formas Efémeras; e Hugo Sousa, consultor em comunicação clara e gestão de projeto. 

O Prémio Acesso Cultura- Linguagem Simples foi entregue ao texto de introdução à exposição “Boa Viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra, 100 anos da primeira visita de Estado”. Sabe mais sobre a Acesso Cultura, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Acesso Cultura

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.