Com o objetivo de reunir a comunidade jovem cineasta e os especialistas nacionais da sétima arte, o CINEDITA, a decorrer deste terça-feira, vai culminar numa gala de atribuição de prémios, que acontece amanhã, às 20h30, na Cerâmica Arguilense, onde serão também exibidos todos os filmes em competição.

Organizado pelo Agrupamento de Escolas de Arganil e pela C.U.M.E. – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, este é um festival de cinema e vídeo de âmbito académico, que pretende colocar a região como dinamizadora de âmbito cultural, sobretudo, na divulgação de atividade cinematográfica amadora e autores do meio académico de todo o país. "É um festival que começou em sala de aula e que agora tem projeção nacional", é explicado numa nota enviada ao Gerador, sobre este certame que integra o Plano Nacional de Cinema.

Com a edição deste ano a decorrer de 3 a 6 de maio, o CINEDITA premeia o trabalho de jovens do ensino secundário, profissional e superior nas categorias de ficção, experimental, animação e documentário. Os prémios vão de 400 euros, atribuídos à melhor curta a concurso, a 150 euros atribuídos à melhor curta por categoria.

As obras serão avaliadas por uma painel de jurados composto por Anna Eremin, atriz de televisão e teatro; Elsa Cerqueira, júri de vários festivais de cinema e dinamizadora do Projeto Filosofia com Cinema para Crianças; Pedro Martins, professor da Universidade de Coimbra, na área da animação, criatividade e arte computacional; e Sabri Lucas, ator de cinema e televisão.

Todos os filmes selecionados a concurso irão ter uma projeção em ecrã de cinema, no auditório Municipal da Cerâmica Arganilense, no dia da Gala de entrega de prémios, a 6 de maio.

Criado em 2016, a iniciativa procura levar o cinema a todos os anos de escolaridade e a toda a comunidade. De acordo com a informação avançada no portal Central Comics, nesta sétima edição, o CINEDITA registou um expressivo número de inscrições do ensino superior e secundário, tendo concorrido escolas de norte a sul do país.

Texto de Redação
Fotografia de Geoffrey Moffett, via Unsplash

Se queres ler mais notícias, clica aqui.