"Sophia de Mello Breyner Andresen . Quem Era Sophia?" é uma biografia escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com ilustrações de Sara Feio. Em breve, a história de vida da poetiza sobe ao palco do Conservatório de Música de Coimbra.

Sophia despertou para a poesia ainda antes de saber escrever. Alimentou, desde cedo, uma relação vital com as palavras e a sua força transformadora. Adorava viajar e lavar a alma no mar. Escreveu para crianças, para pessoas que admirava e contra Salazar e o Estado Novo. A sua poesia ainda hoje sai à rua. Tornou-se uma referência cultural em Portugal e a primeira mulher a receber o Prémio Camões em 1999.

No dia 9 de janeiro, entre as 10h e as 11h, o Conservatório de Música de Coimbra convida as famílias a aproximarem-se do universo de Sophia, do seu percurso humano e literário, através de uma criação teatral do ator Diogo Carvalho. O espetáculo é de entrada é livre.

Esta é uma edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda com direção de arte do Pato Lógico. O título integra a coleção Grandes Vidas Portuguesas que destaca biografias de personalidades de vários domínios da História.

Texto de Mafalda Lalanda
Fotografia via Pato Lógico Edições

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.