A revista Songlines, uma publicação internacional de música, revelou a lista dos 50 melhores discos de World Music dos últimos cinco anos. A artista Mariza é a única portuguesa a fazer parte da lista, marcando presença por duas vezes: uma com o seu disco homónimo na 7.ª posição e com o álbum Mundo na 46.ª.

Esta não é a primeira vez que Mariza é distinguida na revista britânica. “Ao contrário de tantos artistas, Mariza conseguiu traçar o difícil caminho de se manter fiel à sua tradição enquanto fazia parte de um mundo musical globalizado do século XXI”, referiu Simon Broughton, editor da Songlines, em 2019. 

Para o futuro, Mariza já está a preparar um disco de celebração dos 20 anos de carreira, a ser lançado ainda este ano. Mariza Canta Amália é um disco inteiramente composto por canções de Amália Rodrigues. 

A artista foi recentemente distinguida com o título de Mestre da Música Mediterrânea, pela Universidade Norte-Americana Berklee College of Music. Soma ainda outras distinções, como Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Bruno Cervera via Unsplash

mariza-songlines-gerador