O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e, para o assinalar, os museus, palácios e monumentos sob tutela da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) vão ter entrada gratuita. No total são 23 os monumentos e museus — onde se incluem cinco monumentos inscritos na lista do património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) — e 15 museus nacionais, atualmente a cargo da DGPC. 

“Património e Paisagem Rural” é o tema de fundo para a celebração deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) para “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”, como é possível ler no site oficial da organização. 

Na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios estão incluídas não só as entradas gratuitas, mas também visitas guiadas e roteiros culturais. O programa pode ser consultado aqui, através dos filtros “Conselho” e “Tipo de Atividade”. Uma visita noturna ao castelo de Póvoa de Lanhoso, uma visita guiada às ruínas romanas de Tróia e uma caminhada à descoberta da freguesia de Alcobaça são alguns dos planos programados  para 18 de abril e disponíveis para consulta no site. 

Sabe mais sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios , aqui

Texto de Carolina Franco e Lusa
Fotografia disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.