Em outubro e novembro, o ALLVENUES vai invadir 10 cidades. Serão 24 concertos, 11 salas e um festim de música que pretende unir o setor português e galego.

A ALLVENUES é uma plataforma digital que nasceu em 2019. O objetivo? Criar um circuito de pequenas salas de concertos entre o Norte de Portugal e a Galiza, promovendo, capacitando e relacionando, não só os espaços e associações culturais, que gerem pequenas salas, mas também todos os agentes e artistas que também fazem parte delas - uniformizando linguagens e trazendo pontes a duas indústrias previamente independentes. Por isso, em outubro e novembro, o ALLVENUES materializa esta ambição com um ciclo de concertos ao longo de 10 cidades.

O ciclo de concertos ALLVENUES dá a oportunidade a músicos ibéricos de, através de quatro circuitos mistos, se apresentarem dos dois lados da fronteira e às salas e agentes, num espaço privilegiado para colaborar.

Em outubro dá-se o 1º e 2º circuito. No Circuito #1, a banda de Vigo, TULIP, junta o seu indie-pop às historias do músico português Tristany. Os dois tocam a 7 de outubro no Maus Hábitos, no Porto, no dia 8 no Mavy, em Braga, e no dia 9 no Torgal, em Ourense. No Circuito #2, a banda natural do Porto, Conferência Inferno cria uma ponte com o compositor e produtor espanhol crnds. Os dois vão ao Karma, em Pontevedra, no dia 21 de outubro, ao El Pueblo, em Ourense, a 22, e ao Café Avenida, em Fafe, no dia 23.

Já em novembro, o Circuito #3 conta com o projeto de duas promessas da música eletrónica portuguesa, Luan Belussi e Pedro Tavares -Império Pacífico-, e a artista espanhola ELBA que traz uma mistura de synth pop, dark wave e dream pop, ao Riquela, em Santiago de Compostela no dia 4, à Sala Radar, em Vigo, no dia 5 e ao GrETUA, em Aveiro, no dia 6. Este ciclo de concertos fecha-se com o Circuito #4, a decorrer entre 18 e 20 de novembro com a banda portuguesa Evols e a criadora musical e de vídeo francesa estabelecida há uma década na Galiz Camille Hedouin - Mounqup - na Sala Ruído, em Ferrol, no Carmo’81, em Viseu e no Maus Hábitos. 

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia da banda TULIP da cortesia do festival ALLVENUES

Se queres ler mais notícias sobre a cultura, clica aqui.