Em tempos tão cruciais para a indústria da música, a Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes (AMAEI), em Portugal, promove uma série de workshops entre janeiro e outubro de 2021, contando com o apoio da Direção Geral das Artes. O foco é a capacitação dos artistas e profissionais do sector da música independente para o mercado digital. 

São várias as temáticas abordadas ao longo do ano, desde o marketing e redes sociais às plataformas digitais de streaming, passando ainda pelas playlists e outras ferramentas de promoção. 

No cenário pandémico atual, o digital assume um espaço central na indústria da música, pelo que a AMAEI considera fundamental a partilha de conhecimento sobre este ramo, com o objetivo de apoiar os artistas e profissionais independentes, podendo potenciar o retorno financeiro das suas criações numa época tão desafiante. 

As sessões são mensais, intercaladas entre Lisboa e Guimarães, cidade que acolhe a nossa mais recente sede a norte do país. Os oradores convidados são Nuno Saraiva, Presidente da AMAEI e Diretor Executivo da plataforma WHY Portugal para a internacionalização da música portuguesa, juntamente com Sérgio Silva, músico/compositor, coordenador do helpdesk (apoio aos associados da AMAEI) e fundador da Sincronia de Sons. 

Enquanto vigora o estado de emergência, as sessões são exclusivamente online. Ainda assim, esperando uma melhoria no combate à Covid-19, estas sessões estão previstas num formato híbrido (presencial e online para quem não tiver oportunidade de se deslocar aos locais).

As inscrições, de caráter gratuito, podem ser feitas através de um formulário já disponibilizado online. Podes te inscrever aqui na sessão de Lisboa e aqui na de Guimarães.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Unsplash