É já amanhã, dia 9 de junho pelas 19h00, que o site Gerador recebe mais uma edição das Conversas Centrais. Não percas esta conversa em direto, dedicada ao tema "O Jornalismo Lento", com Ana Sofia Paiva, vencedora da 1ª edição da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, Nuno Viegas, jornalista do Fumaça, e Rute Correia, co-fundadora e diretora do Interruptor.

Ana Sofia Paiva é a jornalista vencedora da 1ª edição da Bolsa Reportagens Essenciais Gerador. É curiosa por natureza e entusiasma-se com facilidade. Queria ser astrónoma, mas acabou por mergulhar nas galáxias do jornalismo. Trabalha em dois projetos culturais e de ciência da NOVA FCSH, FCSH +Lisboa e N+ Ciência que se Explica, e pelo caminho teve diferentes e enriquecedoras experiências dentro da área, entre elas a rádio, que conquistou a sua atenção. Descobriu neste universo de som e de estudos da rádio a sua veia académica e, desde então, anda de mãos dadas com o jornalismo e a investigação.

Nuno Viegas é jornalista do Fumaça, onde investiga desigualdades, discriminação e abusos de direitos humanos. Desde os 14 anos que produz podcasts e escreve para imprensa e televisão. Na Escola Superior de Comunicação Social, passou pela rádio académica, pela revista estudantil e pelo programa de televisão produzido por alunos para a RTP 2. Fundou a Rádio Observador e colaborou com a Revista Pushstart, a Rádio Asas do Atlântico, a revista A nossa PRIMA, o website O Panorama e a Eurogamer Portugal.

Rute Correia é co-fundadora e diretora do Interruptor, uma revista multimédia especializada em jornalismo de dados, formatos longos e podcasts dedicados à cultura. Colaborou com várias estações de rádio, mas foi na Oxigénio onde esteve mais tempo. Tem um Mestrado em Rádio, pela Universidade de Sunderland, e uma investigação publicada sobre rádios comunitárias e tecnologia de código aberto. Há mais de uma década que trabalha na divulgação da cultura livre, com foco em software livre e modelos alternativos de licenciamento de conteúdo, como Creative Commons.

Mensalmente convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade no site Gerador. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.