O Centro Cultural de Amarante (CCA) criou uma escola profissional, na área da música, que ministrará dois cursos com equivalência ao 12.º ano e com possibilidade de ingresso no ensino superior, informou hoje fonte da instituição.

Os cursos a ministrar no arranque do novo estabelecimento de ensino serão de instrumentista de sopro e de percussão e instrumentista de cordas e de tecla, anunciando-se que já foram encontram abertas as inscrições de alunos.

Num comunicado enviado à Lusa, refere-se que a escola foi criada "a pensar nos alunos que sentem uma vocação especial pela música e que procuram um ensino onde podem desenvolver as aptidões e talentos artísticos".

"Não é necessário ter conhecimento de música para ingressar e os cursos funcionam de segunda a sexta, em regime diurno", assinala o CCA.

O presidente da instituição, Francisco Laranjeira, citado no comunicado, refere que a nova escola constituirá uma "nova possibilidade para os alunos de Amarante e dos concelhos vizinhos", que terão "agora acesso a novas opções no momento de prosseguirem os estudos".

Esta escola profissional junta-se aos conservatórios de música e de dança daquele centro cultural, ambos com o nome de Maria Amélia Laranjeira.

O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira é uma associação de caráter cultural, desportiva, social, recreativa, educativa e de ensino, sem fins lucrativos. Sabe mais sobre a história do CCA aqui.

Texto de Lusa
Fotografia de Marius Masalar disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.