Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras que Tais é o disco que reúne Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Jorge Benvinda para revistar clássicos infantis — que tão bem representam a portugalidade — e vai ser editado no dia 8 de março pela Universal Music. 

Aos quatro cantores de gerações diferentes juntaram-se o pianista Filipe Raposo e a ilustradora e baixista dos Linda Martini Cláudia Guerreiro, para acrescentar melodia e cor ao álbum que terá o formato livro. Além das faixas com canções e lenga lengas, juntam-se “três histórias escritas e ditas por Ana Bacalhau, Sérgio Godinho e Vitorino”, de acordo com o comunicado da editora à Lusa. 

“Indo Eu a Caminho de Viseu”, uma das faixas do disco

“Entre canções de roda, histórias, lenga lengas somos levados a viajar à nossa infância, capazes de despertar as mais longínquas recordações e sentir as emoções de então. Mais do que isso, este será o veículo para fazer os nossos filhos, sobrinhos ou netos reviver connosco essas histórias e canções dançadas, puladas, esgrimidas, que criavam sonhos incríveis”, refere a editora no mesmo comunicado. 

Na informação disponível na página do Facebook do projeto, António Miguel Guimarães assume  ter sido uma ideia sua a origem do projeto que foi agarrado com entusiasmo pelos intérpretes que o compõem. “Já há muito que refletia sobre o universo das canções infantis e pensava que era uma pena perder-se muito do nosso cancioneiro e património popular infantil e ou nele inspirado. Muitos ainda se lembram das canções de roda que cantámos e dançámos nas ruas, pátios das escolas, com os nossos familiares e amigos, quer no campo quer na cidade”, diz António Miguel Guimarães no mesmo texto, em que valoriza o imaginário que era criado por estas canções e os “sonhos incríveis” que despertavam.

Dois anos depois de terem encerrado o festival O Sol da Caparica com Samuel Úria, em 2016, voltam com Jorge Benvinda para levar a tradição de volta para as casas dos portugueses, e unir crianças e adultos com canções transversais a todas as gerações.

Sabe mais sobre este projeto, aqui.

Texto de Lusa e Carolina Franco
Ilustração de Cláudia Guerreiro

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.