A 15.ª edição do ANIMAR inicia-se este sábado, dia 15, em Vila do Conde. A SOLAR – Galeria de Arte Cinemática foi o local escolhido para o festival de cariz educacional, com especial foco no público infanto-juvenil. A exposição, que decorre de 15 de fevereiro a 6 de junho, tem presença especial da obra O Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias de Regina Pessoa, recentemente galardoada nos Annie Awards.

Este sábado, a inauguração acontece com a presença da realizadora Regina Pessoa, bem como o produtor Abi Feijó e Alexandre Siqueira, autor de Purpleboy. O evento contará também com a apresentação de instalações artísticas e mostra de materiais presentes na produção do filme, como textos, storyboards, imagens, entre outras coisas.

Já no último dia do mês de fevereiro, o Teatro Municipal Vila do Conde acolhe a longa metragem de animação Armados em Espiões, dos realizadores Nick Bruno e Troy Quane.

“Desde 2005, entre os projetos educativos relacionados com o cinema, a ANIMAR tem vindo a afirmar-se como um dos mais consistentes e importantes da região Norte de Portugal”, explica-se em comunicado. Pela cidade de Vila do Conde vão estar em exibição diferentes exposições, sessões de cinema, oficinas, workshops, entre outros momentos culturais.

A 15.ª edição do festival conta com os apoios da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Texto por Gabriel Ribeiro
Ilustração de Regina Pessoa cedida pela organização

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.