A iniciativa “Animar PDL”, a decorrer em Ponta Delgada, Açores, até dia 11 de setembro, oferece 94 mini-concertos de artistas locais, a acontecer em vários pontos da zona histórica da cidade. O programa pretende “apoiar diretamente os artistas”, que partilham a sua música com a população.

Promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, “Animar PDL” revisita o centro histórico da cidade, privilegiando os espaços amplos e ao ar-livre para as iniciativas culturais programadas até setembro. Os artistas locais ocupam as praças, jardins e ruas de Ponta Delgada, que se tornam palcos de música e arte.

A Torre Sineira do edifício da Câmara Municipal de Ponta Delgada será um dos palcos da iniciativa

O primeiro concerto, a 5 de julho, contou com a atuação da violinista Júlia Nunes, na varanda da Casa Museu José Franco. Os mini-concertos acontecem de segunda-feira a sábado, durante o dia, sendo divulgada a programação semanal no site oficial da autarquia. A Torre Sineira do edifício da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o largo Mártires da Pátria, o jardim Padre Sena Freitas e a rua dos Mercadores, são alguns dos espaços onde os artistas vão atuar, possibilitando a deslocação da população pela cidade.

O objetivo principal da iniciativa “Animar PDL” centra-se no apoio direto aos artistas locais, prevendo um investimento de 20 mil euros da autarquia no projeto, beneficiando os artistas e os agentes culturais da região, altamente afetados pela situação pandémica.

A programação da iniciativa “Animar PDL”, que acontecerá até setembro de 2021 por diversas zonas da cidade, pode ser consultada aqui.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.