O filme que Joaquim Pavão realizou no Festival Internacional de Cinema AVANCA, durante o Creative Film Workshops, venceu quatro prémios nos Red Carpet Film Awards, em Nova Iorque. Os galardões destinaram-se a José Oliveira, na categoria de melhor cinematografia, e Isabel Fernandes Pinto, como melhor atriz. 

Antes que a noite venha – Falas de Antígona esteve nomeado para os prémios Sophia na categoria de melhor curta metragem de ficção e, posteriormente, venceu outros prémios internacionais. Nos 3rd European Cinematography Awards, na Varsóvia, Isabel Fernandes Pinto também foi distinguida e o filme ganhou os prémios de melhor desenho de som e melhor música. Nos AIP Cinema 2018, ganhou a melhor direção de fotografia de curta-metragem, categoria que também mereceu distinção no AltFF Alternative Film Festival 2018, em Inglaterra, e se juntou nessa noite à vitória de melhor curta-metragem e melhor realizador.

Baseado na obra dramática de Eduarda Dionísio, Antes que a noite venha, o filme de Joaquim Pavão resulta numa adaptação protagonizada por Isabel Fernandes Pinto, Rui Pena e Claudinei Garcia. A peça original estreou no Teatro da Cornucópia em 1992, encenada por Adriano Luz, com Luísa Cruz, Rita Blanco, Maria João Luís e Márcia Breia na interpretação. 

O 22.º Festival de AVANCA, onde o realizador fez o filme, decorreu de 25 a 29 de julho em Estarreja, Aveiro. Foi organizado pelo Cinceclube de Avanca e pelo município de Estarreja, com o apoio do ICA, do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e Região de Turismo do Centro. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Erik Witsoe via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.