fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Anunciado encerramento de espaços culturais

“A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu orientações aos museus, monumentos e palácios na sua…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deu orientações aos museus, monumentos e palácios na sua dependência para que fossem suspensas todas as atividades públicas, quer aconteçam em locais fechados ou abertos, no contexto do surto do novo coronavírus", escreve a Lusa. Por este motivo, as Câmaras Municipais estão a anunciar o encerramento de museus, galerias, cinemas, monumentos, bibliotecas e teatros municipais, Juntas de Freguesia, bem como alguns espaços destinados à prática desportiva.

No caso de Lisboa, estas medidas extendem-se ao Teatro São Luz, ao LuCa, ao Teatro do Bairro Alto, ao Padrão dos Descobrimentos, ao Cinema São Jorge, ao Museu Nacional de Arte Antiga, ao Mosteiro dos Jerónimos, à Casa da América Latina e à Fundação José Saramago. Também neste período, as actividades desportivas de recinto fechado, assim como todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município, serão contempladas pelas mesmas medidas. O mesmo se passa com as actividades complementares à acção educativa, visitas de estudo, passeios promovidos pela autarquia ou com o recurso ao serviço de transportes da Câmara Municipal. Quanto às iniciativas concretas já programadas com cada Junta de Freguesia, a Câmara irá proceder a avaliações.

O Festival de Animação de Lisboa - Monstra e 13.ª da Festa do Cinema Italiano foram adiados, embora as datas ainda não tenham sido anunciadas. O Talkfest - International Music Festivals Forum e os Prémios dos Festivais Ibéricos, previstos para sexta-feira e sábado, foram adiados para o período entre 15 e 17 de Outubro, anunciou a Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aportfest).

A Fundação Calouste Gulbenkian cancelou os 12 concertos da temporada de música. O Centro Cultural de Belém cancelou a celebração do Dia Mundial da Poesia, prevista para 21 de Março, bem como, juntamente com o Organismo de Produção Artística (OPART) o adiamento de A Valquíria, a ser apresentado na quinta-feira e no domingo, para 22 e 25 de Outubro.

"De acordo com a autarquia, “estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente”, definindo-se para já a sua vigência a partir de quarta-feira e até 03 de abril.", escreve a Lusa.

No Porto, o Teatro Municipal, a Galeria Municipal, o Pavilhão da Água, no Parque da Cidade, a Casa das Artes, o Cineclube do Porto e os centros de educação ambiental, foram encerrados. Tal como em Lisboa, as actividades atividades desportivas promovidas no âmbito do município, realizadas em recintos fechados, todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural, bem como as complementares à acção educativa, foram canceladas, e, por enquanto, as feiras e mercados estão em funcionamento. O grupo Porto Editora suspenderá todas as atividades públicas agendadas até ao final de Março.

Em Braga, o Theatro Circo, Museu da Imagem, Centro Qualifica, Edifício do Castelo, gnration, a Casa dos Crivos, Torre de Menagem, Fonte do Ídolo, as Termas da Cividade e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva estão encerradas.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues e Lusa
Fotografia de Peter Lewicki, via Unsplash

 

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

4 Dezembro 2024

Prémio Megatendências tem candidaturas abertas até 15 de dezembro

28 Novembro 2024

Reportagem do Gerador motiva alteração ao OE

27 Novembro 2024

“O trabalho está feito, e muito bem feito.” VALSA e CORAL coletivo vão fechar portas

20 Novembro 2024

Visita as antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no Beato, a 23 e 24 de novembro

20 Novembro 2024

Trabalhas em cultura num território de baixa densidade? Isto pode ser para ti

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

3 MARÇO 2025

Onde a mina rasga a montanha

Há sete anos, ao mesmo tempo que se tornava Património Agrícola Mundial, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o Barroso viu-se no epicentro da corrida europeia pelo lítio, considerado um metal precioso no movimento de descarbonização das sociedades contemporâneas. “Onde a mina rasga a montanha” é uma investigação em 3 partes dedicada à problemática da exploração de lítio em Covas do Barroso.

20 JANEIRO 2025

A letra L da comunidade LGBTQIAP+: os desafios da visibilidade lésbica em Portugal

Para as lésbicas em Portugal, a sua visibilidade é um ato de resistência e de normalização das suas identidades. Contudo, o significado da palavra “lésbica” mudou nos últimos anos e continua a transformar-se.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0