O Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co) apresenta “cursos livres” à distância, para jovens e adultos, em fevereiro e março.

De 23 de fevereiro a 17 de junho, às terças e quintas, das 16h30 às 18h00, o curso teórico de “História da Arte: do Barroco ao Século XXl”, não requer requisitos para a frequentação. Segue com “uma grande quantidade de informação visual” e indicações bibliográficas de apoio à disciplina, sobre o percurso da construção da modernidade, do Barroco aos nossos dias.

Seguem-se cursos na vertente teórica como “História da Fotografia”, à quarta-feira, de 24 de fevereiro a 19 de maio, das 19h00 às 20h00.  Nas aulas serão refletidos “os múltiplos surgimentos da atividade fotográfica nos inícios do século XIX, até à sua morte simbólica nos finais do mesmo século” e as “correntes estéticas mais significativas do século XX” que ajudarão a compreender as proporções da fotografia do início do século XXI.

“História da Arte” terá um volume ll num “módulo histórico e teórico sobre a fotografia moderna e contemporânea” e uma “análise de temas e autores cujas obras marcam os diferentes posicionamentos estéticos no atual panorama da fotografia artística”.

“Estética - Escritos e Testemunhos” é um curso sobre “os escritos e testemunhos de e sobre artistas, nas suas mais variadas formas – diários, cartas, lições e reflexões” que permitem a exploração do processo criativo e a sua reflexão estética e filosófica. Uma formação marcada para os dias 1,8,15 e 22 de março e 5 e 12 de abril, à segunda-feira, das 18h00 às 20h30.

No formato de Workshop “Storyboard” é realizado com a proposta de “fomentar uma colaboração efetiva entre participantes com uma sensibilidade mais cinematográfica e outros com uma sensibilidade mais próxima da disciplina da ilustração” congregando num “confronto de linguagens” com lugar a uma “representação esquemática, em imagens sequenciais, do enredo e ritmo de um projeto de filme”. O confronto acontecerá, à quarta-feira, das 14h00 às 16h30, de 24 de fevereiro a 24 de março.

Informações sobre os docentes e os valores estão disponíveis na programação, todas as aulas são realizadas à distância, pela plataforma Zoom, e as inscrições acontecem até 3 dias antes da data de início.

A Ar.Co é uma escola de arte independente desde 1973, que se dedica à “experimentação, formação e à divulgação das artes, artesanais e disciplinas da comunicação visual”. Desenho, Pintura, Fotografia, Joalharia; Cerâmica; Ilustração/Banda Desenhada; Cinema/ Imagem em movimento; História e Teoria da Arte são as principais áreas de formação.

Texto por Filipa Bossuet

Fotografia de Maria Fernandes