Desde maio de 2021, o Festival Artes (S)em Palco ocupa o concelho de Reguengos de Monsaraz, com dezenas de espetáculos de música, teatro e marionetas, divididos pelas várias localidades da região até outubro. O objetivo principal é fortalecer o encontro das populações com as atividades culturais.

A cargo da Bolsa D’Originais Associação Cultural, o festival integra, até outubro deste ano, um conjunto de iniciativas culturais e atuações artísticas, de espetáculos a workshops, disponíveis para os diferentes públicos do concelho. O combate à exclusão social e isolamento das populações faz-se através da oferta cultura do festival, levada até às localidades mais isoladas do território nacional, preenchendo de música e teatro os recantos de Reguengos de Monsaraz.

concerto de La Mar de La Musica Ensemble

O cartaz deste mês continua a dia 18 de julho, às 21h, no Centro de Recreio Popular, em Motrinos, com a apresentação do grupo Al’Marafado. Os músicos Joana Godinho, Bruno Martins, Daniela Pinhel e Vasco Ramalho, interpretam músicas dos famosos Zeca Afonso, Vitorino, Fausto, entre outros nomes da música de intervenção portuguesa, passando também pelas sonoridades brasileiras de Tom Jobim e Chico Buarque. A atuação do grupo Al’Marafado repete-se a 26 de setembro, desta vez no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada.

Já em setembro, no dia 4, a Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, recebe um espetáculo de marionetas e música ao vivo da Trulé Marionetas. A manipulação e marionetas de Manuel Dias, a música de António Bexiga e Nuno o Ó, voltam a surgir a 2 de outubro, no jardim público de Perolivas. A 18 de setembro, o Quinteto de Metais Alentejano e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz dão música à população, na Praça da Liberdade. O Grupo Coral, constituído por Hélio Ramanho, João Carlos Araújo, Rui Rúbio, João Rasteiro e Flávio Bolrão, homenageiam o Cante Alentejano, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, com adaptações e sonoridades das modas alentejanas.

Guirimbadu - Guitarra Clássica e Marimba

Até outubro, o Festival (S)em Palco leva cultura até às localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz, com uma série de eventos que percorrem as populações e revisitam a cultura tradicional através da música e das artes performativas.

Texto de Ana Mendes
Fotografias disponíveis na página de facebook Artes (S)em Palco


Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.