Ana Mira, Clara Saraiva, Gisela Casimiro, Gonçalo M. Tavares, João Tavares, Pedro Machado e Sílvia Pinto Coelho juntam-se, no dia 19 de maio às 18h30, para debater “O Corpo por Vir”. Esta conferência junta, assim, profissionais da dança/filosofia, antropologia, literatura, astrofísica, artes visuais, psiquiatria, e ciências da comunicação.

Numa altura em que o distanciamento social nos é imposto e somos “inevitavelmente forçados a acostumar-nos a novas constelações de corpos e espaços”, como nos relacionamos? Onde e como vivem os nossos corpos? Ter-se-á o corpo no centro do debate, e os desafios que se relacionam diretamente com ele nos nossos tempos como braços do mesmo — como o uso excessivo de antidepressivos, aconselhamento nutricional e aplicações de saúde e fitness, mas também o “ posicionamento contra a patologização de identidades transgénero, a condenação de comportamentos baseados na raça e a eclosão da emergência pandémica” 

“Quais serão as coreografias de hoje de solidariedade e cuidado? Que futuro podemos imaginar para estarmos fisicamente juntos neste novo mundo?” São algumas das questões lançadas, para já, pela Culturgest. O evento será transmitido online. 

A partir deste evento, será criado um microsite onde serão disponibilizados conteúdos com o intuito de sustentar o debate. Podes saber mais sobre este evento, aqui

Gisela Casimiro será uma das oradoras da conferência "O Corpo por Vir"
Texto de Carolina Franco
Imagem de Inge Poelman disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.