Com organização do 23 Milhas, projeto cultural da Câmara Municipal de Ílhavo, o Palheta, festival de Robertos e Marionetas, está de regresso à Gafanha da Nazaré de 5 a 8 de março. Nesta quarta edição, o evento acontece sob o mote da viagem.

Este ano, existe um destaque para a exposição permanente. Nuno Coelho ficou encarregue de pensar e desenhar a relação da Gafanha da Nazaré com os Robertos e as Marionetas. Além disto, o Palheta vai receber companhias francesas e espanholas, internacionalizando assim o conceito. O teatro português Dom Roberto continua em cena, com marionetas das companhias Valdevinos e Mãozorra.

Ángeles de Trapo, companhia espanhola, apresenta “Error 404” e “Viajeros Del Carrusel”. Diretamente da França “chega um pouco habitual espetáculo de marionetas, que são na realidade sacos de plástico esvoaçantes, manipulados não só pelos humanos, mas também pelas restantes condições externas”, pode ler-se em comunicado, referindo-se a “L’Après-midi D’un Foehn”.

O evento conta ainda com um espetáculo de rua orientado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, que convida toda a população a participar. O festival vai acolher também um concerto, encontros e várias iniciativas para a família. A programação completa pode ser consultada aqui.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de José Fernandes

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
marionetas-gafanha-nazare-gerador