Rádio Gabriela é a mais recente iniciativa da associação cultural Sirigaita. Este projeto é uma programação alternativa aos convívios regulares no 12F da Rua dos Anjos, em Lisboa. Aceitam-se contributos e novas colaborações. 

A Sirigaita quer continuar próxima de todos e, para isso, começou por improvisar uma rádio que já conta duas emissões. No Pandemónio #0 ouviram-se notícias do mundo, um texto de quarentena sobre questões de género, cartas de voluntários portugueses sobre a emergência humanitária grega, o relato de abusos da CMTV e também música com concertos ao vivo. Aqui também encontras disponível No Pandemónio #1.

O objetivo é não deixar morrer a produção e atividade culturais, por isso, os conteúdos da rádio são amplos. Em comunicado lê-se: “A ideia é a partilharmos notícias do mundo, mas também das nossas comunidades, ferramentas críticas, campanhas e outras coisas que andamos a fazer – música, yoga, receitas, peripécias da quarentena, enfim, tudo o que cabe num espaço associativo!”

Há ainda um blog que serve de casa à rádio e que ainda está em construção. As propostas, gravadas experimentalmente com o telemóvel ou não, podem ser enviadas para o e-mail radiogabrielalisboa@gmail.com.

Texto de Mafalda Lalanda
Imagem via Sirigaita

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.