"Até à Última Gota" é um documentário do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, produzido pelo Gerador, que nos desafia a repensar a forma como produzimos e consumimos, respeitando os ciclos naturais do solo e da água, práticas essenciais para a preservação dos rios e para mitigar os impactos das alterações climáticas.
Guiado pela atriz Carla Chambel, com o apoio da jornalista Flávia Brito, o documentário leva-nos numa viagem de descoberta sobre a relação que temos com a água e a forma como gerimos os nossos recursos hídricos. A partir das suas memórias de infância, Carla embarca numa jornada que cruza inquietações sociais e ecológicas, procurando respostas para um dos desafios mais urgentes da atualidade.
Ao longo do percurso, auscultando comunidades locais, cientistas e agricultores, depara-se com a expansão das monoculturas intensivas de regadio no Alentejo, o desequilíbrio dos ecossistemas de água doce, a perda de biodiversidade e a crescente aposta na construção de barragens para regadio em Portugal.
Será que, para enfrentar a escassez de água, a solução passa apenas por uma gestão hídrica mais eficiente? Ou estará no uso de práticas agrícolas mais ecológicas, sustentáveis e menos dependentes de recursos hídricos?
Estreia a 18 de fevereiro, às 18h, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Inscrições, limitadas à lotação da sala, aqui.