Quarta-feira, 30 Janeiro 2019

auéééu

A companhia auéééu foi fundada no dia 13 de maio de 2014 e é constituída por um grupo de nove atores – nascidos entre os anos de 1982 e 1993 – licenciados em 2014 pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). O grupo, cujas origens são diversas (Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Portimão, Lousã), ambiciona estruturar um programa coletivo de criação teatral com vista a desenvolver uma dramaturgia de autoria própria baseada no diálogo entre pensadores e criadores provenientes de vários ramos do saber, no cruzamento de linguagens artísticas e na apropriação das linguagens não-artísticas, e na multidisciplinariedade da formação de cada membro da companhia e daqueles que a apoiam (áreas como a música, psicologia, dança, artes plásticas, filosofia, antropologia, história, cinema, literatura, pedagogia, botânica, mecânica e teatro). Esta companhia pretende pensar a criação em coletivo, na qual se vão reorganizando os lugares de decisão e onde se valoriza a diferença. Procura também desenhar territórios de encontro através do que se pode chamar «corpo sensível», um corpo que sente e pensa enquanto escreve; consciente desse jogo cénico, utiliza o real dentro da ficção e a ficção dentro do real.

Após o exercício final da licenciatura na ESTC, intitulado Falta Tinta Vermelha, o grupo decidiu dar continuidade ao seu trabalho, apresentando este espetáculo em contexto profissional, desta vez na Comuna Teatro e Pesquisa, em 2015. Nos anos seguintes, o grupo apresentou na Rua das Gaivotas 6, na Comuna Teatro de Pesquisa, no Teatro Taborda, no Teatro Nacional D. Maria II (Ciclo Recém-Nascidos’16), no Trampolim Gerador e no Teatro Municipal Sá da Bandeira de Santarém o espetáculo Tradição. Iniciou, em 2016, com o grupo de dança Espaço Neutro, uma criação a partir da Ilíada, de Homero, que deu origem à primeira parte da trilogia 9 Anos Depois, apresentada na Comuna Teatro e Pesquisa. A segunda parte, já sem a colaboração do Espaço Neutro, foi apresentada na Rua das Gaivotas 6 e no Teatro Ibérico, em 2017. Tendo obtido o reconhecimento por parte da Fundação GDA, o grupo foi contemplado com um apoio à circulação deste mesmo espetáculo, tendo vindo a ser realizada ao longo de 2018. Estreará o seu próximo espetáculo, Um Passo Atrás, dia 9 de Fevereiro no CC Olga Cadaval, em Sintra, seguindo-se de uma digressão pelo país.

Para saberes mais sobre eles, espreita aqui:

https://www.facebook.com/aueeeuteatro/

https://www.instagram.com/aueeeuteatro/

Espetáculo “9 ANOS DEPOIS – a partir da Ilíada”, fotografia de Alípio Padilha


Se queres conhecer mais autores portugueses, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE

Notícias 23.Fev.2019

Caminhos do Cinema Português: curso de cinema “Cinemalogia” com módulos disponíveis até julho

Ao longo dos próximos meses, a organização do Festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, promove a 9ª edição do curso de cinema “Cinemalogia”, criado em 2011. O curso, de…

Notícias 23.Fev.2019

Monstra: mais de 550 filmes programados para a 18ª edição do festival dedicado ao cinema de animação

De 20 a 31 de março, Lisboa volta a acolher mais uma edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que nesta 18.ª edição apresenta mais de 550 filmes,…

Notícias 22.Fev.2019

Escola Gerador: como planear e produzir eventos culturais?

Estão abertas as inscrições para a segunda temporada de 2019 do ofício Planeamento na Produção de Eventos Culturais, da Escola Gerador. Neste ofício vamos falar dos instrumentos indispensáveis para fazer…

Notícias 22.Fev.2019

Passatempo Sócio Gerador: ganha 2 bilhetes duplos para o concerto da Inês de Vasconcelos no Rhodes Festival de Inverno

O Rhodes Festival de Inverno, da Rhodes Entertainment, está a decorrer em Lisboa, Barcelona, Madrid e Londres. Estas cidades são o ponto de encontro de múltiplos espetáculos e concertos capazes…

Bem Comer 22.Fev.2019

Bem Comer: Momentos que era melhor esquecer… Conto Moral n.º 7

Nesta altura em que a lampreia começa a aparecer nos restaurantes especializados recordo um episódio engraçado passado na quinta de um grande amigo situada junto do açude de Abrantes do…

Reportagens 22.Fev.2019

Entrevista Insties Gerador: a marca tem 70 anos, mas os rebuçados ainda pertencem aos novos tempos

A comemorar 70 anos de existência, a célebre marca de rebuçados Dr. Bayard transporta o peso de uma certa tradição que, para alguns de nós, podia parecer mera lembrança do…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}